UTILIZE A PESQUISA!

Segurança do Bluetooth

O Bluetooth tem três modos de segurança, variando desde nenhuma segurança até total criptografia de dados e controle de integridade. Se a segurança for destivada, não haverá nenhuma segurança. Grande parte dos usuários mantéma segurança desativada até ocorrer uma séria violação, depois eles a ativam. No mundo agrícola, essa abordagem é conhecida como trancar a porteira depois que o cavalo escapou.

O Bluetooth fornece segurança em várias camadas. Na camada física, os saltos de frequência oferecem um nível mínimo de segurança mas, como qualquer dispositivo Bluetooth que se desloca em uma piconet tem de ser informado da sequência de saltos de frequencia, é óbvio que essa frequência não é um segredo. A segurança real começa quando o escravo recém-chegado solicita um canal ao mestre. Supõe-se que os dois dispositivos compartilham uma chave secreta configurada com antecedência.

Para estabelecer um canal, o escravo e o mestre verificam se a outra máquina conhece a chave de passagem. Nesse caso, eles negociam para ver se esse canal será criptografado, terá sua integridade controlada ou ambos. Em seguida, eles selecionam uma chave de sessão aleatória de 128 bits, na qual alguns bits podem ser públicos. A razão para permitir o enfraquecimento dessa chave é obedecer a algumas restrições do governo de vários países, criadas para impedir a exportação ou o uso de chaves mais longas do que o governo pode violar.

O Bluetooth efetua a autenticação apenas de dispositivos, não de usuários. Desse modo, quando um ladrão rouba um dispositivo Bluetooth ele pode ter acesso às finanças e às contas do usuário. No entento, o Bluetooth também implementa segurança nas camadas superiores do que a do enlace. Assim mesmo se houver violação da segurança no nível de enlace, deve restar alguma segurança, especialmente para aplicações que exigem a digitação de um código PIN em algum tipo de teclado para completar a transação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário