UTILIZE A PESQUISA!

Dimensionando Racks

Os racks são estruturas muito utilizadas para o acondicionamento de equipamentos de redes de computadores, como hubs, roteadores, patch panels, etc. São portanto, ideais para a fixação de equipamentos e acessórios que necessitam ser acondicionados e organizados adequadamente. Além disso, a configuração física de um rack facilita a fixação de cabos e acessórios que geralmente são difíceis de serem organizados e que também devem atender às necessidades do projeto quanto às medidas e partições, bem como às formas de fixação.

Os racks geralmente são gabinetes com largura padrão de 19 polegadas (482,6mm). Normalmente não são fornecidos com uma estrutura de acomodação e montagem próprias. Este fato é devido à não padronização das instalações do ponto de vista do acondicionamento visto que cada empresa tem sua estrutura física e suas próprias necessidades. Sendo assim, normalmente são utilizadas soluções de fornecedores de racks para os diversos tipos de equipamentos de rede (roteadores, modems, multiplexadores, controladoras, equipamentos de telefonia, etc).

Podemos considerar dois tipos básicos de rack:
¹Rack Aberto: consisteem uma estrutura retangular fixada no piso, indicada para ambientes protegidos, livres de pó e com acesso restrito;
²Rack fechado: possui porta com visor de vidro ou acrílico, que em função disto apresenta uma maior segurança e integridade para os equipamentos tendo inclusive a possibilidade de controle de circulação de ar interno, podendo ser fixado na parede ou no piso.

Para o correto dimensionamento de um rack, o primeiro passo é relacionar os equipamentos que serão instalados com seus respectivos Us de altura, lembrando que a unidade padrão é o U (1U = 44,45mm). Economizar espaço no rack nesse momento pode significar o comprometimento do projeto que se está executando, gerando dificuldades e desconforto para o funcionamento da instalação futuramente.
Devem ser avaliadas as necessidades de visualização, operação e manutenção de cada equipamento, lembrando que alguns equipamentos requerem espaços dentro e fora do rack. Deve-se determinar também o número de patch panels a serem instalados, sendo conveniente também dimensionar um organizador de cabos para cada patch panel previsto.
Outro detalhe importante que não pode ser esquecido é, além de dimensionar os espaços para possíveis expansões e novos painéis de alimentação e serviço, providenciar a identificação dos pontos de rede.
A ventilação no interior do rack é muito importante. Recomenda-se, sempre que possível, o mínimo de 1U livre entre cada equipamento para garantir uma boa ventilação e troca de calor dos equipamentos ativos instalados no rack. Anotados esses detalhes, totalizar as dimensões de todos os itens em U’s para obter-se a altura mínima necessária para o rack. O recomendável é planejar a utilização de, no máximo, 70% da área útil do rack, permitindo assim uma margem de segurança para o projeto.
Já a profundidade do rack é definida em mm. Deve-se verificar qual dos equipamentos é o mais profundo e avaliar as necessidades de operação e manutenção. Recomenda-se deixar espaço para o cabeamento do equipamento e alimentação elétrica, bem como previsão para futuras expansões. Devem-se somar todos os valores, sendo que o ideal é procurar a dimensão padronizada igual ou imediatamente superior ao resultado obtido.
Para o cálculo da largura do rack não tem muito mistério. A maioria dos equipamentos são padronizados na largura útil de 19". Outras larguras são fabricadas sob encomenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário