UTILIZE A PESQUISA!

ARP (Address Resolution Protocol)

Address Resolution Protocol ou ARP é um protocolo usado para encontrar um endereço da camada de enlace (Ethernet, por exemplo) a partir do endereço da camada de rede (como um endereço ip).
Embora na Internet cada máquina tenha um (ou mais) endereços IP, na verdade, eles não podem ser usados para transmitir pacotes, pois o hardware da camada de enlace de dados não reconhece endereços da Internet. Hoje em dia, muitos hosts de empresas e universidades estão associados a uma LAN por uma placa de interface que só reconhece endereços de LANs. Por exemplo, cada placa Ethernet fabricada é equipada com um endereço Ethernet de 48 bits. Os fabricantes de placas Ethernet solicitam um bloco de endereços de uma autoridade central para assegurar que duas placas não tenham o mesmo endereço (evitando conflitos, caso as duas estejam na mesma LAN).
As placas enviam e recebem quadros com base em endereços Ethernet de 48 bits. Elas nada
sabem sobre endereços IP de 32 bits.
Agora, surge a seguinte pergunta: De que forma os endereços IP são mapeados nos endereços da camada de enlace de dados, como é o caso dos endereços Ethernet? Para explicar como esse processo funciona, usaremos uma ilustração de uma pequena universidade com diversas redes clase C (agora chamada /24).

Três redes /24 interconectadas: duas redes Ethernet e um anel FDDI

Aqui, temos duas redes Ethernet, uma no departamento de ciência da computação com o endereço IP 192.31.65.0, e outra no departamento de engenharia elétrica co m o endereço IP 192.31.63.0. As duas estão conectadas por um anel de backbone do campus (por exemplo, FDDI) cujo endereço IP é 192.31.60.0. Cada máquina de uma rede Ethernet tem um endereço Ethernet exclusivo, identificado pelos rótulos E1 a E6, e cada máquina do anel FDDI tem um endereço FDDI, identificado pelos rótulos de F1 a F3.
Começaremos examinando como um usuário no host 1 envia um pacote para um usuário no host 2.
Vamos supor que o tr ansmissor conheça o nome do receptor pretendido, talvez algo como
mary@eagle.cs.uni.edu. A primeira etapa é encontrar o endereço IP do host 2, conhecido como
eagle.cs.uni.edu. Essa pesquisa é realizada pelo DNS (Domain Name System), que estudaremos no Capítulo 7. No momento, supomos apenas que o DNS retorna o endereço IP correspondente ao host 2 (192.31.65.5).
Em seguida, o software da camada superior do host 1 constrói um pacote com 192.31.65.5 no
campo Destination address e o fornece ao software IP para transmissão. O software IP pode
examinar o endereço e constatar que o destino está em sua própria rede, mas ele precisa encontrar de alguma forma o endereço Ethernet da máquina de destino. Uma solução é ter um arquivo de configuração em algum lugar no sistema que faça o mapeamento de endereços IP em endereços Ethernet. Embora essa solução sem dúvida seja possível, no caso de organizações com milhares de máquinas, manter todos esses arquivos atualizados é uma tarefa demorada e propensa a erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário