UTILIZE A PESQUISA!

Redes Virtuais Privadas (VPNs)

As redes virtuais privadas são definidas como a conectividade de cliente implementada em uma infra-estrutura compartilhada com as mesmas políticas de uma rede privada. A infra-estrutura compartilhada pode alavancar um provedor de Serviços IP, um Frame Relay, um backbone ATM ou a Internet. Existem três tipos de VPNs, de acordo com a maneira como as empresas utilizam as VPNs.

*VPN de Acesso - Proporciona acesso remoto a uma intranet ou extranet corporativa em uma infra-estrutura compartilhada e com as mesmas políticas de uma rede privada. Permite que os usuários tenham acesso aos recursos corporativos em qualquer momento, em qualquer lugar e da maneira como for necessário. As VPNs de acesso incluem tecnologias analógicas, de discagem, ISDN, Linha digital por assinatura (DSL), IP móvel e tecnologias de cabo para conexões seguras por usuários móveis, telecomutadores ou escritórios de filiais.

*VPN de Intranet - Estabelece ligações entre escritórios centrais corporativos, escritórios remotos e filiais e uma infra-estrutura compartilhada utilizando conexões dedicadas. As empresas comerciais defrutam as mesmas políticas de uma rede privada, incluindo segurança, qualidade de serviço (QoS), gerenciamento e confiabilidade.

*VPN de Extranet - Estabelece ligações de clientes, fornecedores, parceiros ou comunidades de interesse a uma intranet corporativa em uma infra-estrutura compartilhada utilizando conexões dedicadas. As empresas comerciais defrutam as mesmas políticas de uma rede privada, incluindo segurança, (QoS), gerenciamento e confiabilidade.









Essa figura fornece uma visão da topologia lógica de uma VPN.



Conteúdo extraído das página 190 e 191 do livro INTERNET WORKING TECHONOLOGIES HANDBOOK - TRADUÇÃO DA SEGUNDA EDIÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário