UTILIZE A PESQUISA!

Estabelecendo conexões de rede de infravermelho entre computadores

Uma conexão de rede de infravermelho permite que você estabeleça uma conexão direta entre dois dispositivos com infravermelho sem a utilização de modems, cabos ou hardware de rede. Em vez disso, você alinha os dois dispositivos para estabelecer um vínculo de infravermelho e utiliza o recurso Conexões de rede para criar uma conexão de rede de infravermelho.

Como usar conexões de rede de infravermelho

Você pode usar conexões de rede de infravermelho para efetuar diversas tarefas. Veja alguns exemplos:

Acessar a Internet a partir de um local público

Em um aeroporto, hotel ou qualquer outro local que forneça acesso público à Internet, você pode sentar-se em um quiosque e usar um laptop, um assistente digital pessoal (PDA) ou outro dispositivo com infravermelho para conectar-se à Internet. Os quiosques nesses locais fornecem uma porta de infravermelho interna, de modo que você pode alinhar seu dispositivo de infravermelho com a porta interna e estabelecer uma conexão de rede de infravermelho.

Ao estabelecer esse tipo de conexão de rede de infravermelho, você configura o dispositivo de infravermelho como o convidado. O servidor ao qual seu dispositivo se conecta é o host.

Acessar informações compartilhadas em outro computador

Você pode estabelecer uma conexão de rede de infravermelho entre dois computadores para acessar recursos compartilhados em um dos computadores. Por exemplo, se você tiver um computador portátil que deseje usar para acessar arquivos em uma pasta compartilhada em seu computador de mesa, você poderá estabelecer uma conexão de rede de infravermelho entre os dois computadores.

Ao estabelecer esse tipo de conexão de rede de infravermelho, você configura o computador portátil como o convidado e o computador de mesa como o host.

Criando conexões de rede nos dois computadores

Para criar uma conexão de rede de infravermelho, siga as etapas descritas no final deste artigo (na parte em que diz "estabelecer uma conexão de infravermelho:") nos dois computadores. Ao criar conexões de rede, especifique o computador que possui as informações que você deseja acessar como o host e o computador que você usará para acessar as informações como o convidado.

Nos dois computadores, especifique a porta de infravermelho como o dispositivo que será usado para estabelecer a conexão.

Configurando permissões no computador host

Se estiver conectando dois computadores com Windows XP Home Edition, Windows XP Professional, ou Windows Server 2003, Standard Edition, você poderá acessar pastas compartilhadas no host. No entanto, antes que você possa estabelecer a conexão, certifique-se de que foi concedida participação em um grupo no computador host ao nome de usuário referente à conexão.. É necessário que o novo usuário tenha permissões suficientes para executar quaisquer tarefas esperadas. Se você estiver adicionando um usuário para que outra pessoa possa acessar seu computador, talvez seja apropriado adicionar o novo usuário aos grupos Convidado, Usuário ou Usuários avançados.

Acessando o computador local

Após configurar as conexões de rede nos computadores host e convidado, estabeleça uma conexão via infraverrmelho, para isso:

  1. Estabeleça uma conexão de infravermelho alinhando os computadores de modo que a distância entre os transceptores de infravermelho seja de 1 m e que eles estejam um de frente para o outro. Para obter mais informações, consulte Tópicos Relacionados.
  2. Abra Conexões de Rede.
  3. Clique duas vezes na conexão que você deseja usar para acessar a rede.
  4. Verifique se as informações de conexão estão corretas e, em seguida, clique em OK.
  5. No menu Arquivo, clique em Conectar

. Trabalhando no computador convidado, você pode mapear unidades compartilhadas no computador host e usar Meu Computador ou o Windows Explorer para abrir pastas e acessar arquivos.

Observações

  • Se desejar apenas enviar arquivos de um dispositivo com infravermelho para outro, você não precisará estabelecer uma conexão de rede de infravermelho. Nesse caso, você só precisará estabelecer uma conexão de infravermelho:

  1. Verifique se os dispositivos que você deseja que se comuniquem em uma conexão de infravermelho têm a funcionalidade de infravermelho ativada e funcionam corretamente.
    Para obter informações sobre como verificar a funcionalidade de infravermelho, consulte "Tópicos Relacionados". Para obter informações sobre como verificar a funcionalidade de infravermelho em outros dispositivos, consulte a documentação do fabricante.
    Alinhe seus dispositivos de modo que os transceptores de infravermelho fiquem a um metro de distância um do outro e fiquem um de frente para o outro.
  2. Quando os dispositivos estiverem alinhados de forma correta, o ícone Ícone de status infravermelho será exibido na barra de tarefas.

  • As conexões de rede de infravermelho utilizam PPP (protocolo ponto a ponto). Normalmente, esse protocolo não necessita de configuração adicional.
  • Na família Windows Server 2003, somente o Windows Server 2003, Standard Edition, dá suporte à rede via infravermelho.
Notebook com sistema infravermelho:

Um comentário: