UTILIZE A PESQUISA!

Sinal Analógico x Digital

Esses termos (analógico e digital) são frequentemente utilizadas para qualificar tanto a natureza quanto as características dos sinais elétricos utilizados p/ transmissão através dos meios físicos.
Eles correspondem a variação de corrente contínua e discreta respectivamente. Os computadores manipulam informações em bits que correspondem a dois níveis discretos de tensão ou corrente, representando valores lógicos 0 ou 1 (informação digital).
As informações geradas por fontes sonoras apresentam variações contínuas de amplitude (informação analógica)


Sinal Elétrico Analógico

A onda senoidal possui um padrão que se repete (esse padrão é chamdo de ciclo). Cada ciclo demora um determinado tempo para ocorrer, chamado de período T.
O número de vezes que o ciclo se repete por segundo é chamado de frequência, medida em Hertz (Hz - ciclos por segundo).
A amplitude da onda é a altura da onda medida em Volts no caso de ondas elétricas.


Sinal Elétrico Digital

Diferente do sinal analógico que pode assumir todos os valores entre sua amplitude, o sinal digital binário só assume dois valores: 0 ou 1, saltando de um valor para o outro instantaneamente no formato de uma onda quadrada na qual permite a codificação de letras e números de forma mais prática do que o sinal analógico.

2 comentários:

  1. meu Nome é Francisco estou cursando tecnologia em rede de computadores, quero te prabenizar pelo conteúdo me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  2. O conteúdo é muito bom. Obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir