UTILIZE A PESQUISA!

Point-to-Point Tunneling Protocol (PPTP)

O Protocolo de Tunelamento Ponto-a-Ponto (PPTP), desenvolvido por um forum de empresas (Microsoft, Ascend Communications, 3Com, ECI Telematics e US Robotics), foi um dos primeiros protocolos de VPN a surgirem.

Ele tem sido uma solução muito utilizada em VPNs discadas desde que a Microsoft incluiu suporte para Servidores Windows NT 4.0 e ofereceu um cliente PPTP num service pack para Windows 95, o que praticamente assegura seu uso continuado nos próximos anos. O protocolo mais difundido para acesso remoto na Internet é o PPP (Point-to-Point Protocol), o qual originou o PPTP. O PPTP agrega a funcionalidade do PPP para que o acesso remoto seja tunelado através da Internet para um site de destino.

O PPTP encapsula pacotes PPP usando uma versão modificada do protocolo de encapsulamento genérico de roteamento (GRE), que dá ao PPTP a flexibilidade de lidar com outros tipos de protocolos diferentes do IP, como o IPX e o NetBEUI.

Devido a sua dependência do PPP, o PPTP se baseia nos mecanismos de autenticação do PPP, os protocolos PAP e CHAP. Entretanto, este protocolo apresenta algumas limitações, tais como não prover uma forte criptografia para proteção de dados e não suportar qualquer método de autenticação de usuário através de token.


Conexão

Numa conexão PPTP, existem três elementos envolvidos: o Cliente PPTP, o Servidor de Acesso a Rede (NAS - Network Acess Server) e o Servidor PPTP. O cliente se conecta a um NAS, através de um PoP em um ISP local. Uma vez conectado, o cliente pode enviar e receber pacotes via Internet. O NAS utiliza TCP/IP para todo o tráfego de Internet.

Depois do cliente ter feito a conexão PPP inicial com o ISP, uma segunda chamada dial-up é realizada sobre a conexão PPP existente. Os dados desta segunda conexão são enviados na forma de datagramas IP que contém pacotes PPP encapsulados. É esta segunda conexão que cria o túnel com o servidor PPTP nas imediações da LAN corporativa privada.

O esquema desta conexão pode ser visto na imagem abaixo:

Um comentário: