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Algoritmo CSMA/CD

O CSMA/CD foi idealizado para redes que utilizam barramento. As redes de barramento possuem a característica de que se um host transmite todos os outros hosts do barramento devem somente ouvir. Dessa forma há uma competição pelo meio (barramento). O algoritmo CSMA/CD visa controlar essa competição de forma a não impactar no desempenho da rede.
O algoritmo define que o host, antes de transmitir, deve ouvir o meio para constatar que ele não está em utilização. Após verificar se há ou não alguém transmitindo ele toma a decisão de aguardar ou seguir para o próximo passo. Esse algoritmo tem dois pontos muito importantes. O sub-algoritmo de colisão e a questão de ouvir durante a transmissão.

Quando o host está transmitindo ele ouve o meio para certificar-se que “o que está no meio é o que ele enviou”. Se por acaso houver uma colisão ele irá ouvir algo diferente do que ele transmitiu, detectando assim, uma colisão. “Mas como pode haver uma colisão se todos ouvem o meio antes de transmitir?”. A transmissão se propaga pelo meio com um certo retardo assim, a transmissão de um host na porta A de uma cabo pode levar um certo tempo para chegar na ponta B. Dessa forma se dois hosts distantes tentarem transmitir ao mesmo tempo, ou quase ao mesmo tempo, pode haver colisão.

O ponto mais interessante desse algoritmo é o sub-algoritmo de colisão. Esse sub-algoritmo define se esse será um algoritmo CSMA/CD ou CSMA/CA. Em um algoritmo CSMA/CD esse sub-algoritmo ira gerar um sinal de JAM (de 32 bits) durante um certo. Esse sinal de JAM serve para avisar a todos os hosts desse barramento que houve uma colisão e que eles devem parar de transmitir. Os causadores da colisão, origem e destino, irão esperar um tempo aleatório definido pelo algoritmo de backoff. Após o tempo aleatório eles tentarão transmitir novamente.


Aumentar o alcance do sinal wireless

Você pode aumentar o sinal da sua rede sem fio gastando menos de R$ 20,00.
Tudo que você precisa é uma folha de papel comum, um pedaço de cartolina (pode ser também o papelão da tampa de alguma caixa ou embalagem), tesoura, cola e um pedaço de folha de alumínio.



O vídeo acima descreve e demonstra a solução, chamada de Ez-12 ou Windsurfer. Basicamente você precisa colar a folha de alumínio sobre a cartolina ou papelão, recortar usando o modelo do FreeAntennas.com, e encaixar os chanfros nos furos.

Simplesmente dobrar e curvar a folha de alumínio já serviria para aumentar o sinal, mas usar o modelo garante que a forma de parábola será mantida, e que a antena do seu access point ficará exatamente no ponto focal ideal para maior direcionamento.
Os caras do vídeo relatam que um micro que ficava distante do seu ponto de acesso e recebia sinal de apenas 82% passou a receber 100% imediatamente, assim que foi colocada uma antena Windsurfer no ponto de acesso Linksys.
Vale lembrar que a vantagem do efeito é direcional, e que tem recíproca: o sinal na direção oposta fica bastante reduzido.

Microsoft Visio - Tutorial

Foi mostrado aqui (http://pontoderedes.blogspot.com/2010/02/microsoft-visio.html) o programa Microsoft Visio. Neste artigo iremos ver um tutorial de como usar o Visio.

Tutorial (inglês)

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Microsoft Visio

O Microsoft Visio é um aplicativo para criação de diagramas para o ambiente Windows. O ponto forte do Visio são os diagramas técnicos e profissionais, com imagens vetoriais, que podem ser ampliados e manipulados com facilidade. O Visio pode ser utilizado para gerar diagramas de diversos tipos, como organogramas, fluxogramas, modelagem de dados (usando UML ou outra notação gráfica qualquer), diagramas de redes, plantas baixas, cartazes, etc.
O Microsoft Visio é muito utilizado para fazer mapeamento de rede, como pode ser visto na figura a seguir:



O produto foi desenvolvido pela Visio Corporation, uma empresa independente que foi adquirida em 2000 pela Microsoft. Desde então, o Visio foi incorporado ao pacote de ferramentas de produtividade.

Você pode fazer o download da versão de avaliação no seguinte link: http://office.microsoft.com/pt-br/visio/default.aspx

Roteamento Estático e Roteamento Dinâmico

A configuração de roteamento de uma rede específica nem sempre necessita de protocolos de roteamento. Existem situações onde as informações de roteamento não sofrem alterações, por exemplo, quando só existe uma rota possível, o administrador do sistema normalmente monta uma tabela de roteamento estática manualmente. Algumas redes não têm acesso a qualquer outra rede e, portanto não necessitam de tabela de roteamento. Dessa forma, as configurações de roteamento mais comuns são:

Roteamento estático: uma rede com um número limitado de roteadores para outras redes pode ser configurada com roteamento estático. Uma tabela de roteamento estático é construída manualmente pelo administrador do sistema, e pode ou não ser divulgada para outros dispositivos de roteamento na rede. Tabelas estáticas não se ajustam automaticamente a alterações na rede, portanto devem ser utilizadas somente onde as rotas não sofrem alterações. Algumas vantagens do roteamento estático são a segurança obtida pela não divulgação de rotas que devem permanecer escondidas; e a redução do overhead introduzido pela troca de mensagens de roteamento na rede.

Roteamento dinâmico: redes com mais de uma rota possível para o mesmo ponto devem utilizar roteamento dinâmico. Uma tabela de roteamento dinâmico é construída a partir de informações trocadas entre protocolos de roteamento. Os protocolos são desenvolvidos para distribuir informações que ajustam rotas dinamicamente para refletir alterações nas condições da rede. Protocolos de roteamento podem resolver situações complexas de roteamento mais rápida e eficientemente que o administrador do sistema. Protocolos de roteamento são desenvolvidos para trocar para uma rota alternativa quando a rota primária se torna inoperável e para decidir qual é a rota preferida para um destino. Em redes onde existem várias alternativas de rotas para um destino devem ser utilizados protocolos de roteamento.