UTILIZE A PESQUISA!

Criptografia com GnuPG

O GNU Privacy Guard (GnuPG ou GPG) é uma alternativa de software livre para a suíte de criptografia PGP, liberado sob a licença GNU General Public License. Ele é parte do projeto GNU da Free Software Foundation e recebe a maior parte do seu financiamento do governo alemão. O GnuPG é completamente compatível com o padrão IETF para o OpenPGP.

1)Instalação do GPG
Primeiramente é necessário instalar o GPG (www.info.abril.com.br/download/5293.shtml). Faça a instalação no local-padrão de seu PC (por exemplo: C:\Arquivos de programas\GNU\GnuPG). Não é preciso alterar nenhuma opção durante a instalação. Reinicie o PC e rode o aplicativo WinPT, no menu do GPG.

2) Criação das chaves

Agora devemos criar as chaves pública e privada do GPG, para criptografar e assinar as mensagens. Para isso, selecione Generate a GnuPG Key Pair. Pressione OK. Tecle, então, seu nome e o e-mail que será usado com a chave, clicando em OK depois disso. A seguir, digite a senha da chave. É importante que ela seja longa (no mínimo oito caracteres) e difícil de quebrar. Pressione OK, tecle a senha novamente e clique em OK.

3)
Backup


É importante manter um backup das chaves do GPG. Se elas forem perdidas, não será mais possível desembaralhar os e-mails já enviados ou recebidos. O processo de criação das chaves permite fazer isso agora, pressionando o botão Sim. Escolha um drive onde ficam outros backups — ou um pen drive para permitir o uso das chaves em qualquer lugar — e clique em Salvar. Depois disso, será mostrada a tela principal do gerenciador de chaves do GPG, com o item recém-criado. Clique no botão X para minimizar o gerenciador para a área de notificação.

4) Extensão FireGPG

O próximo passo é instalar a extensão FireGPG no navegador Firefox. Para isso, acesse www.info.abril.com.br/download/4844.shtml e, ao chegar à página do produto, clique no botão de download. Será mostrada uma mensagem do Firefox indicando que a instalação da extensão foi bloqueada. Pressione, na barra que surgiu, o botão Editar Opções. Na janela que aparece, pressione Permitir. Clique no botão de download do programa novamente. Espere alguns segundos e pressione o botão Instalar Agora. Depois, reinicie o Firefox.

5) Configuração

Com o Firefox aberto, clique com o botão direito do mouse em qualquer local numa página da web e escolha FireGPG > Opções. Na janela que aparece, passe à seção GPG, marque o item Especificar Manualmente a Localização do GnuPG e pressione o botão Configurar a Localização do GnuPG. Localize a pasta onde o GPG foi instalado, clique no arquivo gpg.exe e pressione Abrir. Clique no botão OK para confirmar as mudanças.

6) Teste de funcionamento

Abra o Gmail no Firefox. Ao criar uma nova mensagem, verifique se os botões de acesso rápido ao FireGPG são mostrados. Eles permitem assinar e criptografar a mensagem, com envio automático ou não. Escreva algo no corpo da mensagem e clique no botão Cifrar. Note que o texto fica embaralhado.

7) Outros serviços

O FireGPG também funciona para desembaralhar dados em outros serviços de webmail. Para fazer essa operação, basta selecionar todo o texto criptografado, incluindo os cabeçalhos (ou seja, com as linhas Begin GPG Message e End GPG Message), clicar com o botão direito na página e acessar FireGPG > Decifrar. Será mostrada uma janela com o texto desembaralhado.

Adaptado de: http://info.abril.com.br/dicas/internet/email/proteja-as-mensagens-do-gmail-contra-crackers-e-arapongas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário