UTILIZE A PESQUISA!

Komba (linux enxergando Windows na rede)

O Samba também inclui um módulo cliente, o smbclient que pode ser usado para fazer inverso, ou seja, acessar compartilhamentos de máquinas Windows apartir do Linux.

Assim como o cdrecord usado pelo xcdroast e tantos outros exemplos, o smbclient é um programa base, que pode ser tanto usando diretamente (via texto) ou então usado com a ajuda de um utilitário gráfico que torne a coisa mais palatável e prática.

Komba

O melhor exemplo de front-end gráfico para o smbclient é o Komba, que simula o ambiente de rede do windows, mostrando todos os grupos de trabalho, PCs e compartilhamentos da rede e permitindo você monte e desmonte-os conforme necessário:

Para facilitar, o Komba monta os compartilhamentos por default dentro da pasta "komba", dentro do seu diretório de usuário. Facilita as coisas no início, principalmente se você for utiliza-lo numa rede onde os usuários não estão muito familiarizados com o conceito de montagem e desmontagem.

É possível inclusive configurar o komba para montar os compartilhamentos automaticamente ao ser aberto e fecha-los ao ser finalizado. Para isto, basta marcar as opções "Unmount all connections on exit" e "remount all on next start" em Configurações > Configurar > Scan/Mount.

Clicando sobre um compartilhamento você pode inserir seu login e senha de usuário, que será usado para acessar o compartilhamento. É possível definir um login e senha diferentes para cada compartilhamento, para cada PC ou mesmo usar o mesmo login para todos os compartilhamentos da rede. Você pode ainda configura-lo para pedir a senha ao acessar cada compartilhamento, caso precise de mais segurança.


A dupla Samba/Komba funciona melhor, sempre conseguindo exibir todos os compartilhamentos disponíveis na rede corretamente, enquanto o Windows se perde muito fácil: demora para exibir micros que acabaram de ser ligados, trava durante um tempinho ao tentar acessar um micro que foi desligado, mas que continua aparecendo no ambiente de rede e assim por diante.

O Komba foi incluído no Mandrake 9.0, Red Hat 8.0 entre outras distribuições . Se ele já estiver instalado, basta chama-lo usando o comando "komba2"

Para instalar em distribuições derivadas do Debian (como o Ubuntu, por exemplo) basta digitar no konsole: apt-get install komba2.

esse tutorial foi adaptado e retiradodo site: www.guiadohardware.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário