UTILIZE A PESQUISA!

Componentes Básicos do SNMP

Uma rede administrada com o SNMP é composta por três componentes principais: dispositivos gerenciados, agentes e sistemas de administração de redes(NMSs).

Um dispositivo administrado é um nó de rede que contém um agente SNMP e que se encontra em uma rede adiministrada. Os dispositivos administrados coletam e armazenam informações de administração e tornam essas informações disponíveis para os sistemas NMSs que utilizam o protocolo SNMP. Os dispositivos gerenciados, às vezes chamados de elementos de rede, podem ser roteadores e servidores de acesso, switches e bridges, hubs, l com o protocolo SNMPcomputadores hots ou impressora.

Um agente Smith é um módulo de software de administração de rede localizado em um dispositivo administrado. O agente possui um conhecimento local das informações de administração e traduz essas informações em uma forma compatível com o protocolo SNMP.

Os sistemas NMS executam aplicações que monitoram e controlam os dispositivos administrados. Os NMSs fornecem o volume de recursos de processamento e de memória necessários para a administração de rede. É preciso haver um ou mais sistemas NMSs em qualquer rede que seja administrada.

Extraído da página 529 do Livro INTERNET WORKING TECHNOLOGIES HANDBOOK – Tradução da segunda edição.

Um comentário: