UTILIZE A PESQUISA!

Diferenças entre as versões SNMP

SNMP v1

O SNMPv1 consiste de três documentos:
RFC 1155 define o Structure of Management Information (SMI). Ou seja, os mecanismos usados para descrever e nomear os objetos que serão gerenciados
>RFC 1212 define um mecanismo de descrição mais conciso mas é inteiramente consistente ao SMI.
>RFC 1157 define o Simple Network Management Protocol (SNMP)

Os dois primeiros documentos definem a linguagem de dados. O terceiro documento define as operações do protocolo SNMPv1 utilizando protocol data units (PDUs). Os operadores definidos no SNMPv1 são: get, get-next, get-response, set-request e trap.

Muitos dos conceitos de segurança e administração encontrados no SNMPv3 são encontrados no modelo do SNMPv1.
O SNMPv1 introduz o conceito serviço de autenticação suportando um ou mais métodos. No SNMPv3 o conceito de autenticação foi expandido para incluir serviços como privacidade.

O modelo SNMPv1 possui o controle de acesso baseado num conceito chamado SNMP MIB view. O SNMPv3 especifica um conceito fundamentalmente similar chamado view-based access control.

Apesar do SNMPv1 ter antecipado um serviço de autenticação suportando vários métodos, não foi criado nenhum método além de uma simples autenticação baseada em community strings. Essa foi a grande deficiência do SNMPv1. Como o conceito de "segurança" pode ser interpretado de modo bastante diferente por cada usuário, o serviço de autenticação do SNMPv1 ficou para ser definido em um outro bloco o qual nunca foi posto em prática. O modelo SNMPv3 já possui uma arquitetura para esse bloco.

SNMPv2

O SNMPv2 está descrito nas RFCs: 1902, 1903,1904, 1905, 1906, and 1907. A relação entre o SNMPv1 e o SNMPv2 está descrita no RFC 1908.

O SNMPv2 possui algumas vantagens sobre o SNMPv1. São elas:
*Mais um tipo de dados: 64 bit counter;
*Melhora na eficiência e na performance: operador get-bulk;
*Notificação de evento confirmado: operador inform;
*Maior detalhamento dos erros;
*Modos facilitados de criação e deleção de linhas na MIB;
*Melhorias na definição da linguagem de dados.

Apesar do modelo SNMPv2 estar descrito no RFCs 1902-1907, alguns objetivos iniciais do projeto não foram implementados. Os objetivos não alcançados incluem o fornecimento de segurança tais como:
*autenticação: identificação da origem, integridade da mensagem;
*privacidade: confidencialidade;
*autorização e controle de acesso.

SNMPv3

Os RFCs do SNMPv3 foram produzidos pelo SNMPv3 Working Group da Internet Engineering Task Force (IETF). Esse Working Group se baseou bastante nos documentos Draft Standard do SNMPv2. Como resultado o SNMPv3 é o SNMPv2 com blocos de segurança e administração.
O modelo SNMPv3 descrito nos RFCs 2570, 2571, 2572, 2573, 2574, e 2575, relaciona as deficiências no SNMPv2 em relação a segurança e admninistração. A co-existência do SNMPv1, SNMPv2 e SNMPv3 está descrita no RFC 2576 .

Novas ferramentas foram adicionadas no SNMPv3. São elas:
*Segurança;
*autenticação e privacidade ;
*autorização e controle de acesso;
*Modelo administrativo;
*nomeação das entidades;
*gerência das chaves;
*notificação dos destinos;
*relação dos proxys configuração remota através de operadores SNMP.

2 comentários: