UTILIZE A PESQUISA!

ICMP

O protocolo de mensagem de controle de Internet (ICMP) é um protocolo de internet da camada de rede, que fornece pacotes de mensagens para retornar à origem erros e outras informações relativas ao processamento de pacotes IP. O ICMP està documentado na RFC 792.

Mensagens de ICMP

OS ICMP's geram vários tipos de mensagens úteis, inclusive impossibilidade de alcançar o destino, solicitação e resposta de eco, redirecionamento, tempo esgotado, e aviso e solicitação ao roteador. Se uma mensagem ICMP não puder ser entregue, uma segunda não será gerada, para evitar o fluxo sem fim de mensagens ICMP.

Quando um roteador envia uma mensagem ICMP referenta à impossibilidade de alcançar o destino, isso significa que o roteador não é capaz de enviar o pacote ao seu destino final. O roteador então descarta o pacote original. Existem duas razões para que um destino não possa ser alcançado. Na maioria das vezes, o host de origem especificou um endereço inexistente. Com menos frequência, o roteador não tem uma rota para o destino.

As mensagem de impossibilidade de alcançar o destino incluem quatro tipos básicos: rede fora de alcance, host fora de alcance, protocolo fora de alcance e porta fora de alcance. As mensagens de rede de alcance costuman significar que uma falha ocorreu no roteamento ou no endereçamento do pacote. As mensagens de host fora de alcance normalmente indicam uma falha de entrega, como uma máscara de sub-rede errada. As mensagens de protocolo fora de alcance geralmente significam que o destino não suporta o protocolo da camada superior, especificado no pacote. As mensagens de porta fora de alcance implicam que a porta ou socket TCP não está disponível.

Uma mensagem ICMP de solicitação de eco, gerada pelo comando ping, é enviada por qualquer host para testar a possibilidade de alcançar um nó em uma internetwork. A mensaagem ICMP de resposta de eco indica que o nó poderá ser alcançado com sucesso.

Uma mensagem de redirecionamento é enviada pelo roteador ao host de origem para estimular um roteamento mais eficiente. O roteador ainda encaminha o pacote original ao destino. O redirecionamento ICMP permite que as tabelas de roteamento do host, continuem pequenas, por ser necessário conhecer o endereço de apenas um roteador, inclusive quando esse roteador não oferece o melhor caminho. Após receber uma mensagem ICMP de redirecionamento, alguns dispositivos até poderão continuar utilizando uma rota menos eficiente.

Uma mensagem ICMP de tempo esgotado é enviado pelo roteador, se campo Tempo de vida impede que os pacotes circulem pela internet-work continuamente, caso a internetwork contenha um roteamento em loop. O roteador então descarta o pacote original.

Conteúdo extraído das página 334 e 335 do livro INTERNET WORKING TECHONOLOGIES HANDBOOK - TRADUÇÃO DA SEGUNDA EDIÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário