UTILIZE A PESQUISA!

O Protocolo PPP

O protocolo Ponto-a-Ponto (PPP (Point-to-Point Protocol)) é usado no nível da camada de enlace de dados, tendo em vista que toda a internet é baseada nele para poder fazer os equipamentos se comunicarem. E aqui não falo apenas da comunicação entre dois roteadores no meio do caminho entre seu computador e o de alguém que está no Japão. Ele trabalha também na conexão que há entre sua casa e o seu provedor de acesso à internet.
Basicamente, ele tem recursos que permitem a detecção de erros de transmissão; um subprotocolo chamado LCP (Link Control Protocol - Protocolo de Controle de Enlace) que é usado para ativar e desativar linhas de transmissão, testá-las e negociar opções de funcionamento; e um subprotocolo chamado NCP (Network Control Protocol - Protocolo de Controle de Rede) que é usado para fazer com que a camada de enlace de dados "converse" com a camada de rede.
Quanto ao NCP, existem vários tipos dele, cada um sendo usado para trabalhar em conjunto com um determinado protocolo correspondente na camada de rede.



Noção de ligação ponto a ponto
Pela linha telefônica clássica, dois computadores, no máximo, podem comunicar por modem, assim como não é possível ligar simultaneamente para duas pessoas pela mesma linha telefônica. Diz-se então que se tem uma ligação ponto a ponto, quer dizer uma ligação entre duas máquinas reduzida à sua mais simples expressão: não é preciso partilhar a linha entre várias máquinas, cada uma fala e responde por sua vez.

Assim, foram criados numerosos protocolos de modem. Os primeiros dentre eles permitiam uma simples transmissão de dados entre duas máquinas, seguidamente alguns foram dotados de um controlo de erro, e com o aumento da Internet, foram dotados da capacidade de dirigir máquinas. Desta maneira, existem doravante dois grandes protocolos de modem:
¹SLIP: um protocolo antigo, fraco em controlos
²PPP: o protocolo mais utilizado para os acessos à Internet por modem, autoriza um endereçamento das máquinas

2 comentários:

  1. valeu precisava saber o que era ppp senão me ferrava na prova de redes!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Ajudou bastante. Gostaria de saber qual foi sua principal fonte utilizada.
    Obrigado.

    ResponderExcluir