UTILIZE A PESQUISA!

WireShark

A ferramenta de gerência de rede WireShark não é nada mais que uma ferramenta para o administrador da rede monitorar e controlar os dados transmitidos entre qualquer protocolo de transmissão.

Com está ferramenta é possível que o administrador possa ter o controle geral sobre todo o tráfego da rede. Também comentamos as plataformas que tem o suporte para o bom funcionamento da ferramenta, falamos um pouco do desenvolvedor e suas características e como proceder na instalação desta ferramenta de gerência de rede.

Sua licença está registrada pela GNU - General Public License (GPL), usa-se linhas de comandos apenas para instalar e para abrir a ferramenta, todo o uso é por interface gráfica e utiliza PCAP para capturar pacotes, de forma que ele só pode capturar pacotes em redes apoiadas por PCAP.

O WireShark, conhecido como tubarão dos fios, serve para monitorar os pacotes de informações que trafegam através de sua rede, um analisador de protocolos para redes de computadores e, no momento, é considerado um dos mais utilizados para Linux no momento, desenvolvido pela Ethereal.

Está é uma ferramenta totalmente livre (Free), ou seja, você pode baixá-la e não precisa se preocupar com limitações ou prazo de validade, apenas instalar e sair usando.

Software registrado pela GNU General Public License (GPL), o Wireshark, antigo Ethereal, as funcionalidades desta ferramenta são parecidas com o TCPDUMP, mas com uma interface GUI, possui mais informações e com possibilidade de aplicar filtros.

O administrador da rede, ou o responsável pela rede pode ter o controle de tudo o que entra e sai da rede, em diferentes protocolos.

Uma boa opção para quem tem uma grande rede para administrar, porque cuidar de uma rede pequena não é tão complicado, mas quando falamos sobre uma grande empresa, a visão já é diferente.

WireShark utiliza PCAP para capturar pacotes, de forma que ele só pode capturar pacotes em redes apoiadas por PCAP.

As plataformas que o WireShark suporta são:
*UNIX;
*Linux;
*Solaris;
*FreeBSD;
*NetBSD;
*OpenBSD;
*MAC OS X;
*Windows.



Tutorial: Utilização do WireShark.

Nenhum comentário:

Postar um comentário