UTILIZE A PESQUISA!

Open-AudIT

O Open-AudIT é um Sistema Open Source de Gerenciamento de Rede, Auditoria e Inventário. Com essa ferramenta é possível verificar quais equipamentos e softwares estão presentes em uma determinada rede.

Requisitos necessários em diferentes distribuições Linux

Requisitos necessários são:
  • Sistema Operacional Linux (Kernel 2.4.x.x ou 2.6.x.x) ou Windows
  • Serviço WEB (Apache, nginx, etc) com suporte a php 4 de preferência php 5.
  • Open-Audit (uma cópia do desenvolvimento).

Abaixo demonstrarei uma instalação do serviço WEB (servidor web) em diferentes modos, para que os que usam distribuições distintas de Linux possam aproveitar o software open-source open-audit.

Instalação via apt-get (Debian´s like)

Primeiramente vamos partir do ponto que você já tem um sistema operacional Linux totalmente instalado e funcional, e que usa preferencialmente um gerenciador de pacotes do estilo "apt-get".

Por via das dúvidas, vamos solicitar uma breve atualização dos repositórios do seu gerenciador de pacotes e do sistema operacional em si.

Acesse o terminal de sua preferência e digite os comandos:

$ sudo apt-get update (atualiza sua lista de repositórios)
$ sudo apt-get upgrade (atualiza os pacotes que achar necessário)

Servidor web:

$ sudo apt-get install apache2 python openssl phpmyadmin php5
$ sudo apt-get install php5-gd
$ sudo apt-get install php-pear php5-gd php5-xsl curl libcurl3 libcurl3-dev php5-curl


Instalação via Red Hat, Fedora, e RPMs like

Vamos partir do ponto que você já tem um sistema operacional Linux totalmente instalado e funcional, e que usa gerenciador de pacotes estilo RPM, geralmente presente em distribuições como Red Hat, Fedora, openSUSE, CentOS, entre outras.

Dica: Faça uma instalação full do sistema operacional, todos os componentes. Friso isso pois é muito chato você desejar instalar um novo servidor e ter problemas com bibliotecas C#, C++, make, mod_php5, entre outros. Instale tudo!

RPMs necessários:
  • APACHE2
  • PHP5
  • PHP5-GD
  • MYSQL-SERVER

Todos os pacotes RPM encontram-se nos CDs de instalação, mas caso precise achar na internet eu recomendo o site: http://rpm.pbone.net/

Mas se mesmo assim encontre dúvidas, explicarei o processo de instalação.

Desinstale caso exista uma versão do Apache e MySQL:

# rpm -e httpd mysql

Faça o download e instale os pacotes RPM do MySQL do servidor, não optar por mudar a senha no banco de dados MySQL:

# rpm -ivh MySQL-client-5.0.20-0.glibc23.i386.rpm MySQL-server-5.0.20-0.glibc23.i386.rpm MySQL-shared-5.0.20-0.glibc23.i386.rpm
# mysql_install_db
# /sbin/ldconfig


Faça o download, descompacte e instale o Apache2 do source da apache.org:

# mv httpd-2.0.55.tar.gz /usr/local/; cd /usr/local/
# tar -xzvf httpd-2.0.55.tar.gz
# cd httpd-2.0.55
# ./configure --enable-so
# make
# make install


Inicie o Apache:

# /usr/local/apache2/bin/apachectl start

Teste para verificar se está funcionando. Pelo seu browser preferido acesse:

http://ip_do_servidor/

Pare o Apache:

# /usr/local/apache2/bin/apachectl stop

Baixe, descompacte e instale o php do sourcephp.net:

# mv php-4.4.1.tar.gz /usr/local/; cd /usr/local/
# tar -xzvf php-4.4.1.tar.gz; cd php-4.4.1/
# ./configure --with-apxs2=/usr/local/apache2/bin/apxs --with-mysql
# make
# make install


Adicione em seu httpd.conf:

LoadModule php4_module modules/libphp4.so
AddType application/x-httpd-php .php .phtml
AddType application/x-httpd-php-source .phps
DirectoryIndex index.html index.php

Reinicie seu Apache:

# /usr/local/apache2/bin/apachectl restart 

Instalação do Open-Audit

Agora o mais importante, a instalação.

Primeiramente faça o download do pacote no SourceForge.net.

Caso o link apresente erros, acesse a página do software em:
Agora, descompacte o pacote ".zip" em seu diretório onde ficam os documentos, sites e tudo mais que você publica em seu web-server.

Abra seu terminal e digite:

# gunzip nomedoarquivo

Aos que tiverem dúvidas sobre o diretório de onde ficam os documentos do Apache, favor consultar seu arquivo de configuração.

Procure pelo parâmetro:

DocumentRoot "/var/www/html"

Em muitas distribuições, pode ficar como:

DocumentRoot "/var/www"

Por isto verifique onde ficam localizadas seus sites e publicações.

Após isto, dê permissão a pasta e todas suas sub-pastas usando o comando:

# chmod 777 /var/www/html/open-audit/ -Rf

Apenas para instalar vamos dar permissão total, após isto você deve alterar as permissões que melhor administre.

Vamos para o último passo da instalação.

Acesse pelo seu browser favorito o openaudit:

http://ip_do_servidor/open-audit

Conforme a tela abaixo:
Escolha o idioma "pt_br", prossiga com a instalação e aparecerá a tela conforme a imagem abaixo:
Agora escolha a 1a. opção, que é a que informa que você possui acesso completo ao banco de dados, para criar o banco e as tabelas, conforme a imagem abaixo:
Agora informe os parâmetros de seu banco de dados MySQL, conforme a imagem abaixo:
PARABÉNS!
Você conseguiu instalar com sucesso o software! Agora vamos para as configurações e extras.

Extras e outras configurações

Agora vamos refinar a configuração do Open-Audit antes de alimentar com novas máquinas auditadas.

Acesse o arquivo do open-audit na pasta scripts, localizado em /var/www/html/open-audit/scripts/audit.config.

Você pode configurar da maneira que desejar, existem muitos detalhes interessantes, mas abaixo vão os parâmetros essenciais:

'
' Standard audit section
'

audit_location = "r"
verbose = "n"
audit_host="http://192.168.50.60"
online = "yesxml"
strComputer = ""
ie_visible = "n"
ie_auto_submit = "y"
ie_submit_verbose = "n"
ie_form_page = audit_host + "http://192.168.50.60/openaudit/admin_pc_add_1.php"
non_ie_page = audit_host + "http://192.168.50.60/openaudit/admin_pc_add_2.php"
input_file = "pc_list_file.txt"

'
' Email authentication
'
'


email_to = "paulo@paulojr.info"
email_from = "paulo@paulojr.info"
'email_sender = "Open-AudIT"
email_server = 192.168.50.60    ' IP address or FQDN
email_port = "25"           ' The SMTP port
email_auth = "1"           ' 0 = Anonymous, 1 = Clear-text Authentication, 2 = NTLM
email_user_id = "paulo@teste.com"    ' A valid Email account in user@domain format
email_user_pwd = "12345"        ' The SMTP email password
email_use_ssl = "false"        ' True/False
email_timeout = "90"           ' In seconds

audit_local_domain = "y"
'
' Set domain_type = 'nt' for NT4 or SAMBA otherwise leave blank or set to ldap

'domain_type = "nt"

local_domain = "LDAP://example.local"

'
' Example Set Domain name for NT ONLY for LDAP use the above format
' NOTE This is Case Sensetive. See the example below.
'

'local_domain = "WinNT://IEXPLORE"
'local_domain = "WinNT://"
'

hfnet = "n"
Count = 0
number_of_audits = 10
script_name = "audit.vbs"
monitor_detect = "y"
printer_detect = "y"
software_audit = "y"
uuid_type = "uuid"
'
' Nmap section
'

nmap_tmp_cleanup = true           ' Set this false if you want to leave the tmp files for analysis in your tmp folder
nmap_subnet = "192.168.50."           ' The subnet you wish to scan
nmap_subnet_formatted = "192.168.050."       ' The subnet padded with 0's
nmap_ie_form_page = audit_host + "http://192.168.50.60/openaudit/admin_nmap_input.php" nmap_ie_visible = "n" nmap_ie_auto_close = "y" nmap_ip_start = 1 nmap_ip_end = 254 nmap_syn_scan = "y"       ' Tcp Syn scan
nmap_udp_scan = "y"       ' UDP scan
nmap_srv_ver_scan = "y"      ' Service version detection.
nmap_srv_ver_int = 9        ' Service version detection intensity level. Values 0-9, 0=fast

Tudo foi instalado, e agora? Como vou alimentá-lo? Como vou auditar e criar o inventário dos computadores?

Auditar máquinas Windows

Em um computador com sistema operacional Windows, acesse pelo browser o endereço:

http://ip_do_servidor/open-audit

Acesse o menu a sua esquerda e clique em ADMINISTRAÇÃO -> AUDITE ESTA MÁQUINA, conforme a imagem abaixo:
Você será redirecionado para efetuar um download de um script em .vbs.

Execute este script e tenha paciência, pois em algumas máquinas pode demorar.

Quando o script acabar, acesse novamente o open-audit e verifique se a máquina já foi auditada, conforme a imagem abaixo:
Ele informa quase tudo da estação, desde monitor, placa de rede, processador, HD, basta navegar pelos seus menus do sistema open-audit.

Mas como auditar um Linux?

Bom, também existe esta opção, porém ela não é a das mais simples, pelo simples motivo que cada distribuição possui sua gama de pacotes, gerenciadores de pacotes e tudo mais.

Mas para auditar, faça o seguinte procedimento:

Edite o arquivo /var/www/openaudit/scripts/audit-linux.sh.

Altera a linha:

OA_SUBMIT_URL=http://salma/openaudit/admin_pc_add_2.php

para o endereço correto do servidor, como por exemplo:


OA_SUBMIT_URL=http://ip_do_servidor/openaudit/admin_pc_add_2.php

Salve o arquivo e dê permissão de execução através do comando:

# chmod a+x /var/www/openaudit/scripts/audit-linux.sh

Execute este script.

Podem retornar diversos erros e avisos, cada um deve ser analisado, pois no script testa se tal pacote é usado e tudo mais, vale a pena investigar cada aviso.

Dica de auditar automaticamente

Bom, existem diversas técnicas e maneiras de efetuar este procedimento de auditar ou inventariar automaticamente com este open-source, mas vou apresentar a que eu, Paulo Roberto Junior, uso.

Primeiro, pegue aquele script .vbs que você usou para auditar aquela máquina com sistema operacional Windows e salve na rede do seu domínio com as devidas permissões. Pode salvar no SAMBA também, eu por exemplo o uso.

Nos scripts de logon dos usuários do Windows, edite a .bat que você usa ou a crie, caso não use, com o seguintes comandos:

@REM AUDITAR VIA OPENAUDIT
cscript \\192.168.80.2\cepem\suporte\auditar.vbs

Reparem que alterei aquele nome gigante do script em .vbs para somente auditar.vbs, pois fica mais fácil administrar.

Quando o usuário se logar no domínio, ele vai executar o script e enviar para o servidor.

Atenção, o script devido a sua carga de requisições e dados a capturar pode demorar de acordo com a estação de trabalho e a rede local.

 Fontes: LatinowareViva o Linux

Netkit

Apresentação do Netkit 

O software netkit é um emulador de redes que permite a criação de experimentos de redes de computadores virtuais, incluindo os dispositivos de hardwares necessários para seu suporte como roteadores, servidores, switches , e da criação dos enlaces. Além do hardware, estes equipamentos virtuais são inicializados com softwares reais que em execução oferecem experiência real ao estudante para a realização de diversos estudos, mesmo que tenha apenas um computador em seu domicílio. O netkit utiliza softwares de código aberto, principalmente licenciados pela GPL, usando em suas máquinas uma variação do kernel linux chamada UML ( User Mode Linux ). Para montar uma rede o netkit usa um conjunto de arquivos de configurações e pastas, que foram um laboratório virtual. Um laboratório também pode ser inicializado através de scripts ou através da linguagem NetML que é uma linguagem baseada em XML para descrição de redes. Uma máquina virtual iniciada pelo netkit é um computador completo rodando uma distribuição mono usuário da distribuição Debian GNU/Linux. Para transformar essa máquina num dispositivo específico basta executar o software adequado.

Recursos do Netkit

Entre os recursos que podemos experimentar no netkit, podemos verificar:

Fonte: Paulo Henrique Moreira Gurgel

Porque Estudar Redes


O uso das redes vem, a cada dia, se tornando um recurso indispensável em todos os locais onde existe um conjunto de computadores. Com o crescimento da Internet abrangendo  todos  os  ramos  de  atividade,  aumentou  ainda  mais  a  necessidade da ligação dos computadores em redes, entretanto, é importante conhecermos as vantagens e as desvantagens do uso das redes, e também os cuidados que devemos tomar para evitarmos os problemas. A seguir, apresentaremos a situação de uma escola, que não possui uma rede instalada e, por isso, o trabalho e a produtividade foram totalmente comprometidos.
 

Imaginem uma escola que possua uma sala para tarefas administrativas, uma
biblioteca, uma sala para os professores e uma sala de estudos, todas providas de computadores não interligados entre si, ou seja, stand-alone. Na sala da administração, a secretária possui dois computadores disponíveis conhecidos por Sec1 e Sec2. O computador Sec1 é utilizado para registro de notas e emissão de boletins na  impressora  matricial,  conhecida  por  Sprn1. O  computador  Sec2  é  utilizado para registro dos pagamentos efetuados e emissão dos carnês na impressora laser, conhecida por Sprn2.
 

Nessa  escola,  por  questões  de  ordem  interna,  o  boletim  dos  alunos  só  pode ser emitido se os pagamentos estiverem em dia, então é necessário transferir por disquetes  esses  arquivos  do  computador  Sec2  para  Sec1,  praticamente  todos  os dias. Como os computadores não estão interligados em rede, e as conexões com a Internet estão disponíveis por meio de link discado na sala dos professores ou na sala de estudos, os funcionários precisam deslocar-se até estas salas para enviar ou receber e-mail ou para efetuar pesquisar na Internet.
 

Na  biblioteca  existe  um  computador  Bib1  que  fica  à  disposição  dos  alunos para consulta de livros e registro de empréstimos e devoluções. O sistema só libera empréstimos para alunos com os pagamentos em dia, então periodicamente a secretária não pode esquecer de copiar arquivos do computador Sec2 para Bib1. A biblioteca não tem impressora, e, quando a bibliotecária quer emitir os cartões de empréstimo ou atualizar a listagem de livros que são comprados ou recebidos por doação, o arquivo precisa ser levado em disquetes para ser impresso na impressora Sprn1 na sala da administração. Na sala de estudos existe um computador conhecido por Est1 que permite aos alunos efetuarem pesquisas na Internet e imprimirem os resultados na impressora jato de tinta colorida Eprn1. A bibliotecária constantemente precisa deixar a biblioteca para ir até a sala de estudos efetuar pesquisas na Internet.

Na  sala  dos  professores  existem  dois  computadores  multimídia  conhecidos por  Prof1  e  eprof2.  Eles  são  usados  respectivamente  para:  preparação  de  aulas  e lançamento de notas e acesso à Internet e ao correio eletrônico. As notas lançadas pelos professores precisam ser copiadas para Sec1 possibilitar a geração de boletins, pois eles só poderão ser emitidos caso o pagamento esteja em dia. Na sala dos professores, estão disponíveis os computadores Prof1 e Prof2, um chaveador ligado a duas impressoras jato de tinta colorida Pprn1 e Pprn2, para impressão de correio eletrônico e programas de aula.
 

Esse exemplo, não é algo muito diferente do que acontece em pequenos escritórios de trabalho, pois muitos ainda não se conscientizaram da importância do estudo  e  utilização  das  redes  de  computadores.

Fonte: Novatec