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Protocolo de gerenciamento SNMP

Definição

O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) tem como premissa à flexibilidade e a facilidade de implementação, também em relação aos produtos futuros.
O SNMP é um protocolo de gerência definido a nível de aplicação, é utilizado para obter informações de servidores SNMP - agentes espalhados em uma rede baseada na pilha de
protocolos TCP/IP. Os dados são obtidos através de requisições de um gerente a um ou mais
agentes utilizando os serviços do protocolo de transporte UDP - User Datagram Protocol para
enviar e receber suas mensagens através da rede. Dentre as variáveis que podem ser requisitadas utilizaremos as MIBs podendo fazer parte da MIB II, da experimental ou da privada.
O gerenciamento da rede através do SNMP permite o acompanhamento simples e fácil
do estado, em tempo real, da rede, podendo ser utilizado para gerenciar diferentes tipos de sistemas.
Este gerenciamento é conhecido como modelo de gerenciamento SNMP, ou
simplesmente, gerenciamento SNMP. Portanto, o SNMP é o nome do protocolo no qual as informações são trocadas entre a MIB e a aplicação de gerência como também é o nome deste
modelo de gerência.
Os comandos são limitados e baseados no mecanismo de busca/alteração. No mecanismo de busca/alteração estão disponíveis as operações de alteração de um valor de um objeto, de obtenção dos valores de um objeto e suas variações.
A utilização de um número limitado de operações, baseadas em um mecanismo de
busca/alteração, torna o protocolo de fácil implementação, simples, estável e flexível. Como
conseqüência reduz o tráfego de mensagens de gerenciamento através da rede e permite a
introdução de novas características.
O funcionamento do SNMP é baseado em dois dispositivos o agente e o gerente. Cada
máquina gerenciada é vista como um conjunto de variáveis que representam informações referentes ao seu estado atual, estas informações ficam disponíveis ao gerente através de consulta e podem ser alteradas por ele. Cada máquina gerenciada pelo SNMP deve possuir um agente e uma base de informações MIB.

O Agente

É um processo executado na máquina gerenciada, responsável pela manutenção das
informações de gerência da máquina. As funções principais de um agente são:
* Atender as requisições enviadas pelo gerente;
*Enviar automaticamente informações de gerenciamento ao gerente, quando previamente
programado.

O agente utiliza as chamadas de sistema para realizar o monitoramento das informações
da máquina e utiliza as RPC (Remote Procedure Call) para o controle das informações da máquina.


O Gerente

É um programa executado em uma estação servidora que permite a obtenção e o envio
de informações de gerenciamento junto aos dispositivos gerenciados mediante a comunicação com um ou mais agentes.


Esta figura mostra como funciona o relacionamento de um gerente com o objeto gerenciado


O gerente fica responsável pelo monitoramento, relatórios e decisões na ocorrência de problemas enquanto que o agente fica responsável pelas funções de envio e alteração das informações e também pela notificação da ocorrência de eventos específicos ao gerente.

Esta figura mostra o relacionamento entre gerente e agente baseado no modelo TCP/IP

Serviços e Protocolos Associados às portas TCP e UDP

Na imagem abaixo listam-se os serviços e protocolos associados às portas TCP e UDP (clique na imagem para ampliar):

NCP

NCP é sigla de network control protocol, primeiro protocolo servidor a servidor da ARPANET (é a rede de compartilhamento de computadores da ARPA - Advanced Research Projects Agency, que mais tarde evoluiu para a Internet). Ele foi criado em dezembro de 1971, pelo Network Working Group (NWG).

O NCP é composto por uma família de protocolos de rede. Ele estabelece e configura os diferentes protocolos na camada de rede que serão utilizados pelo PPP.
Links ponto-a-ponto tendem a agravar alguns problemas comuns a diversas famílias de protocolos de rede. Por exemplo, atribuição e gerenciamento de endereços IP é especialmente difícil sobre circuitos comutados com links ponto-a-ponto. Estes problemas são tratados pela família de Network Control Protocols( NCPs ), onde é necessário um gerenciamento específico para cada problema.

O Protocolo PPP

O protocolo Ponto-a-Ponto (PPP (Point-to-Point Protocol)) é usado no nível da camada de enlace de dados, tendo em vista que toda a internet é baseada nele para poder fazer os equipamentos se comunicarem. E aqui não falo apenas da comunicação entre dois roteadores no meio do caminho entre seu computador e o de alguém que está no Japão. Ele trabalha também na conexão que há entre sua casa e o seu provedor de acesso à internet.
Basicamente, ele tem recursos que permitem a detecção de erros de transmissão; um subprotocolo chamado LCP (Link Control Protocol - Protocolo de Controle de Enlace) que é usado para ativar e desativar linhas de transmissão, testá-las e negociar opções de funcionamento; e um subprotocolo chamado NCP (Network Control Protocol - Protocolo de Controle de Rede) que é usado para fazer com que a camada de enlace de dados "converse" com a camada de rede.
Quanto ao NCP, existem vários tipos dele, cada um sendo usado para trabalhar em conjunto com um determinado protocolo correspondente na camada de rede.



Noção de ligação ponto a ponto
Pela linha telefônica clássica, dois computadores, no máximo, podem comunicar por modem, assim como não é possível ligar simultaneamente para duas pessoas pela mesma linha telefônica. Diz-se então que se tem uma ligação ponto a ponto, quer dizer uma ligação entre duas máquinas reduzida à sua mais simples expressão: não é preciso partilhar a linha entre várias máquinas, cada uma fala e responde por sua vez.

Assim, foram criados numerosos protocolos de modem. Os primeiros dentre eles permitiam uma simples transmissão de dados entre duas máquinas, seguidamente alguns foram dotados de um controlo de erro, e com o aumento da Internet, foram dotados da capacidade de dirigir máquinas. Desta maneira, existem doravante dois grandes protocolos de modem:
¹SLIP: um protocolo antigo, fraco em controlos
²PPP: o protocolo mais utilizado para os acessos à Internet por modem, autoriza um endereçamento das máquinas

Configurando uma rede local por shell script

Um pequeno wizard em shell script para configuração basica de uma rede local, e gerando um outro script, com o nome ecolhido pelo usuário, para iniciar a configuração posteriormente sem a nessessidade de acionar o wizard novamente.

#! /bin/bash
#*******************************************************************
#Autor: Eduardo dos Santos Monteiro
#Data: 22/04/2005
#Versão:1.0
#Cidade: Goiânia
#Estado: GO
#*******************************************************************
clear
echo "Digite o nome da Interface que deseja configurar? (Ex.: eth0)"
read INTERFACE
echo "Digite o IP Desejado (Ex.: 192.168.1.1):"
read IP
echo "Digite a Mascara (Ex.: 255.255.255.0):"
read MASCARA
echo "Digite o Gateway (Caso não tenha deixe em branco):"
read GW
echo "Digite os Servidor de DNS Primário:"
read DNS1
echo "Digite os Servidor de DNS Secundário:"
read DNS2
echo "Digite o Nome do Atalho (Ex.:"rede1". Vai ser criado um shell-script executavel na pasta /bin. Bastando apenas todas as vezes que desejar iniciar essa rede digitar o comando $rede1)"
read ATALHO
#---------------------------------------------------------------------
# VERIFICA AS CONFIGURAÇÕES APRESENTADAS
#---------------------------------------------------------------------
echo $INTERFACE
echo $IP
echo $MASCARA
echo $GW
echo $DNS1
echo $DNS2
echo /bin/$ATALHO
#Iniciando Scripts
ifconfig $INTERFACE down
ifconfig $INTERFACE $IP netmask $MASCARA up
route add default gw $GW
echo "nameserver $DNS1" > /etc/resolv.conf
echo "nameserver $DNS2" >> /etc/resolv.conf
#Criando o Script
echo "ifconfig $INTERFACE down" > /bin/$ATALHO
echo "ifconfig $INTERFACE $IP netmask $MASCARA up" >> /bin/$ATALHO
echo "route add default gw $GW" >> /bin/$ATALHO
echo "echo nameserver $DNS1 > /etc/resolv.conf" >> /bin/$ATALHO
echo "echo nameserver $DNS2 >> /etc/resolv.conf" >> /bin/$ATALHO
chmod +x /bin/$ATALHO
#---------------------------------------------------------------------
# FIM DO SCRIPT
#---------------------------------------------------------------------

Endereço MAC

O endereço MAC (do inglês Media Access Control) é o endereço físico de 48 bits da estação, ou, mais especificamente, da interface de rede. O protocolo é responsável pelo controle de acesso de cada estação à rede Ethernet. Este endereço é o utilizado na camada 2 (Enlace) do Modelo OSI.

Representa-se um endereço MAC escrevendo, exatamente, 12 dígitos hexadecimais agrupados dois a dois – os grupos são separados por dois pontos.
Exemplo: 00:00:5E:00:01:03

Os três primeiros octetos são destinados à identificação do fabricante, os 3 posteriores são fornecidos pelo fabricante. É um endereço único, i.e., não existem, em todo o mundo, duas placas com o mesmo endereço.

Para descobrir o endereço MAC no Windows digite no prompt getmac ou ipconfig/all e no Linux digite no terminal ifconfig.