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Fazer uma rede direta entre dois computadores

Para conectar dois computadores e assim fazer uma rede entre eles, você precisará:
¹Conectar um cabo cross-over entre os dois computadores;
²Configurar as conexões TCP/IP (Coloque um IP diferente em cada computador e a uma máscara de rede igual nos dois, se não for utilizar a internet não é necessário configurar gateway e DNS).

Para acessar as pastas compartilhadas do outro computador na rede você pode digitar no navegador (por exemplo) \\endereçoip do outro computador

Vídeo Tutorial - Instalando DCHP no Server 2008

Neste tutorial você verá como instalar o DHCP no Windows Server 2008

Sniffers de pacotes de rede

Devido ao fato de os computadores em um ambiente de rede manterem uma comunicação serial (uma parte das informações é enviada depois de outra), grandes conjuntos de informações são divididos em partes menores. (O fluxo de informações também seria segmentado em partes menores ainda que as redes se comunicassem em paralelo. O principal motivo para a divisão dos fluxos em pacotes de rede se deve ao fato de os computadores possuírem buffers itermediários limitados). Essas partes menores são chamadas de pacotes de redes. (A criptografia consiste na transformação, ou embaralhamento, de uma mensagem em formato ilegível, com a utilização de um algoritmo matemático.) Por não estarem criptografados, os pacotes de rede podem ser processados e compreendidos por qualquer aplicação que seja capaz de capturá-las na rede e de processá-las.

Um protocolo de rede especifica como os pacotes são identificados e rotulados, permitindo que um computador determine se o pacote está destinado a ele intencionalmente. Como as especificações para os protocolos de rede, como o protocolo TCP/IP, são amplamente divulgadas, pessoas estranhas podem interpretar os pacotes de rede facilmente e devolver um sniffer (literalmente, um farejador de pacotes. (Hoje a verdadeira ameaça é o resultado do grande número de pacotes de sniffers disponíveis como shareware e freeware, que não exigem qualquer conhecimento por parte do usuário em relação aos protocolos subjacentes.) Um sniffer de pacotes é uma aplicação de software que utiliza uma placa de rede de uma maneira promíscua (uma maneira em que a placa de rede envia todos os pacotes recebidos no cabeamento físico da rede a uma aplicação para o respectivo processamento) para capturar todos os pacotes que são enviados por uma rede local.

Conteúdo extraído das página 486 e 487 do livro INTERNET WORKING TECHONOLOGIES HANDBOOK - TRADUÇÃO DA SEGUNDA EDIÇÃO.

Algoritmo CSMA/CD

O CSMA/CD foi idealizado para redes que utilizam barramento. As redes de barramento possuem a característica de que se um host transmite todos os outros hosts do barramento devem somente ouvir. Dessa forma há uma competição pelo meio (barramento). O algoritmo CSMA/CD visa controlar essa competição de forma a não impactar no desempenho da rede.
O algoritmo define que o host, antes de transmitir, deve ouvir o meio para constatar que ele não está em utilização. Após verificar se há ou não alguém transmitindo ele toma a decisão de aguardar ou seguir para o próximo passo. Esse algoritmo tem dois pontos muito importantes. O sub-algoritmo de colisão e a questão de ouvir durante a transmissão.

Quando o host está transmitindo ele ouve o meio para certificar-se que “o que está no meio é o que ele enviou”. Se por acaso houver uma colisão ele irá ouvir algo diferente do que ele transmitiu, detectando assim, uma colisão. “Mas como pode haver uma colisão se todos ouvem o meio antes de transmitir?”. A transmissão se propaga pelo meio com um certo retardo assim, a transmissão de um host na porta A de uma cabo pode levar um certo tempo para chegar na ponta B. Dessa forma se dois hosts distantes tentarem transmitir ao mesmo tempo, ou quase ao mesmo tempo, pode haver colisão.

O ponto mais interessante desse algoritmo é o sub-algoritmo de colisão. Esse sub-algoritmo define se esse será um algoritmo CSMA/CD ou CSMA/CA. Em um algoritmo CSMA/CD esse sub-algoritmo ira gerar um sinal de JAM (de 32 bits) durante um certo. Esse sinal de JAM serve para avisar a todos os hosts desse barramento que houve uma colisão e que eles devem parar de transmitir. Os causadores da colisão, origem e destino, irão esperar um tempo aleatório definido pelo algoritmo de backoff. Após o tempo aleatório eles tentarão transmitir novamente.


Aumentar o alcance do sinal wireless

Você pode aumentar o sinal da sua rede sem fio gastando menos de R$ 20,00.
Tudo que você precisa é uma folha de papel comum, um pedaço de cartolina (pode ser também o papelão da tampa de alguma caixa ou embalagem), tesoura, cola e um pedaço de folha de alumínio.



O vídeo acima descreve e demonstra a solução, chamada de Ez-12 ou Windsurfer. Basicamente você precisa colar a folha de alumínio sobre a cartolina ou papelão, recortar usando o modelo do FreeAntennas.com, e encaixar os chanfros nos furos.

Simplesmente dobrar e curvar a folha de alumínio já serviria para aumentar o sinal, mas usar o modelo garante que a forma de parábola será mantida, e que a antena do seu access point ficará exatamente no ponto focal ideal para maior direcionamento.
Os caras do vídeo relatam que um micro que ficava distante do seu ponto de acesso e recebia sinal de apenas 82% passou a receber 100% imediatamente, assim que foi colocada uma antena Windsurfer no ponto de acesso Linksys.
Vale lembrar que a vantagem do efeito é direcional, e que tem recíproca: o sinal na direção oposta fica bastante reduzido.

Microsoft Visio - Tutorial

Foi mostrado aqui (http://pontoderedes.blogspot.com/2010/02/microsoft-visio.html) o programa Microsoft Visio. Neste artigo iremos ver um tutorial de como usar o Visio.

Tutorial (inglês)