UTILIZE A PESQUISA!

O que é Roteamento

O roteamento é o ato de mover informações em uma internetwork a partir de uma origem para um destino. Ao longo do caminho, tipicamente é encontrado pelo menos um nó intermediário. O roteamente costuma a ser comparado com uma bridge, que aparentemente realiza a mesma tarefa sob o ponto de vista de um observador casual. A principal diferença entre os dois recursos é que a bridge ocorre na camada 2 do modelo de referência OSI, enquanto o roteamento ocorre na camada 3. Essa distinção proporciona ao roteamento e a bridge informações diferentes a serem utilizadas no processo de transferência da origem para o destino. Assim, as duas funções realizam suas respectivas tarefas de modos diferentes.
O tópico sobre roteamento tem sido examido na literatura de ciências computacionais por mais de duas décadas, mas o roteamento alcançou uma popularidade comercial somente em meados dos anos 80. A principal razão para essa demora se deveu ao fato de as redes nos anos 70 serem ambientes bastante simples e homogêneos. Apenas recentemente a internetwork em larga escala se tornou popular.

INTERNETWORK:
A internetwork é uma coleção de redes individuais, conectadas por meio de dispositivos, que funcionam como uma única grande rede. O termo internetwork se refere a indústria, produtos e procedimentos que satisfazem o desafio de criar e administar essas ligações entre redes.


Conteúdo extraído das página 3 e 48 do livro INTERNET WORKING TECHONOLOGIES HANDBOOK - TRADUÇÃO DA SEGUNDA EDIÇÃO.

3 comentários: