UTILIZE A PESQUISA!

Seis coisas que podem prejudicar sua Internet WiFi e como resolver

Seis coisas que podem prejudicar seu Wifi, muitas pequenas alterações podem resolver problemas sérios de redes sem fio.

Vizinhos

Principalmente nos grandes centros, onde temos muitos prédios, é provável que seu vizinho tenha uma rede WiFi e esta utilize a mesma frequência sua.
Isto é detectável pelos próprios aparelhos que estamos conectando. Quando seu roteador está próximo e o sinal do vizinho é melhor que o seu é bom ficar de olho.
Pode-se contornar isto alterando o canal de frequência do roteador, recomendo deixar nos canais 1, 6 ou 11. (explicarei em um outro artigo)
Outra solução é trocar seu roteador por um de padrão novo. Hoje roteadores com padrão “N” ou “Dual Band” normalmente resolvem seu problema. Além de melhorar o alcance e a velocidade, eles trabalham em outras faixas de frequência, deixando assim seu sinal melhor.

Eletrodomésticos

Microondas interferindo no sinal Wifi
Microondas interferindo No sinal Wifi

Todo e qualquer dispositivo que opera sem fio utiliza uma faixa de transferência de dados.
Babás eletrônicas e telefones sem fio são exemplos comuns que podem estar utilizando a mesma faixa da sua Internet WiFi. Os Microondas emitem a frequência de 2.4 GHZ, que pode ser a mesma utilizada por você em seu roteador.
Caso tenha aparelhos operando em 2.4 GHZ e um roteador 802.11g ou 802.11n (single-band) que opere na faixa de 2.4 GHZ, procure trocar um dos dois. Ou o roteador ou os eletrodomésticos.

Humidade

Humidade interferindo no sinal WiFi
Humidade interferindo no sinal WiFi

É fato que quando a humidade está muito alta, o sinal de WiFi diminui consideravelmente. Campos abertos, áreas externas costumam ter suas transferências mais baixas pela manhã, com a presença do orvalho ou mesmo em condições de chuva.
Outra situação é quando temos uma grande presença de pessoas em frente ao roteador, também podemos ter uma diminuição do sinal, uma vez que nossos corpos possuem muita água.
Nestes casos, posicione seu roteador o mais alto possível, sempre mantendo a antena com uma boa visão da área que deseja alcançar.

Segurança

Chaves de segurança são extremamente necessárias para uma rede sem fio. Antigamente era usado o padrão WEP, mas como é sabido este não fornece segurança necessária.
Depois veio a criptografia WPA, que aumentou (e muito) a qualidade da segurança na rede. Mas os roteadores antigos trabalham com a WPA de forma emulada, ou seja, utilizam recursos compartilhados do roteador para fazer esta criptografia.
Nos roteadores mais novos o protocolo de criptografia WPA é nativo, fazendo com que as conexões sem fio fiquem melhores.
Então fique atento, se seu roteador for muito antigo, é possível que ele esteja utilizando recursos da propagação de sinal e velocidade para “emular” o WPA. Portanto neste caso, troque seu roteador por um mais novo.

Dispositivos Bluetooth

Dispositivos Bluetooth
Dispositivos Bluetooth

Alguns dispositivos bluetooth (normalmente os antigos) interferem no sinal WiFi.
Para localizar este problema, veja se existe algum telefone celular antigo, mouse ou teclado Bluetooth e os desligue. Se a rede funcionar melhor, provavelmente este dispositivo está interferindo.

Firmware Antigo

Firmware é o software dentro do roteador. Muitas vezes os fabricantes encontram falhas ou desenvolvem melhorias para este software funcionar em maior harmonia com o roteador.
É comum o fabricante disponibilizar atualizações de firmware. Para localizar estas atualizações, acesse o site do fabricante e procure pelo seu modelo específico. Importante aqui ressaltar que este passo é necessário ter conhecimento técnico e muito cuidado, pois uma coisa errada e seu roteador não funcionará mais.
No site do fabricante, além de baixar seu novo firmware, normalmente existem informações de como fazer esta atualização de forma segura. Sempre leia estes manuais ou “how-to” do fabricante.
Mas, caso não encontre nenhuma documentação não se desespere. Normalmente o procedimento em si é acessar o menu do roteador via browser (http://EndereçoDoSeuRoteador) e na opção System ou Firmware você coloca o arquivo para fazer o upload e pronto !

Conclusão

Estes são alguns fatores que podem interferir em seu Wifi, mas existem outros. Siga estes passos e você terá sua rede sem fios funcionando de uma forma melhor.
Alguns casos onde modifiquei estes ítens tive uma melhora muito significativa.
E é sempre bom possuir um roteador novo de boa qualidade, pois como são aparelhos de tecnologia, é sempre bom ter o padrão mais novo ao nosso alcance.

Dica final

Pode parecer simples, mas é essencial : Procure posicionar sempre seu roteador na parte mais central da casa, no local mais aberto possível, assim o sinal será mais eficiente.

Fonte: Blog da Informática