UTILIZE A PESQUISA!

O que é o GNU/Linux

      O GNU/Linux é um sistema operacional livre, compost o pelo núcleo Linux (conhecido como kernel) e pelas bibliotecas e ferramentas do projet o GNU, além de diversos programas livres feitos por outros programadores e empresas. É um sistema q ue segue a norma Unix.
      Os Sistemas Operacionais que utilizam o kernel do Linux utilizam o sistema GNU que oferece um interpretador de comandos, utilitários, interfac es gráficas, bibliotecas, compiladores e ferramenta s e vários outros programas. Por essa razão, Richard M. Stallman, criador e líder do projeto GNU, solicita aos utilizadores que se refiram ao Linux c omo o sistema completo GNU/Linux. “Um sistema GNU baseado em Linux ou sistema GNU/Linux, para sim plificar.” (Stallman, 1998) “
      Por volta do início dos anos 90 nós agrupamos todo o sistema à parte do núcleo (e nós ainda estamos trabalhando em um kernel, GNU Hurd, que exe cutará em cima do Mach). Desenvolver esse núcleo tem sido bem mais difícil do que esperávamos , e nós ainda estamos trabalhando em sua finalização.” (Stallman, 1998)
      E antes de ser terminada versão oficial do Projeto GNU, Linus Torvalds uniu o Linux com o sistema GNU para compor um sistema livre completo.
      A primeira versão do “Linux” (Linus + Unix) foi anu nciada em 1991 por Linus Torvalds, e que a partir daí recebeu ajudas e contribuições de prog ramadores do mundo todo, com o intuito de fazer evoluções e melhoras constantes em seu código.
      O GNU/Linux É um Sistema Operacional Livre distribu ído gratuitamente pela Internet. Seu código fonte é aberto o que o deixa livre para faze r alterações por qualquer pessoa que conheça um pouco de programação. E por ser um sistema de códig o aberto sua performance, estabilidade e velocidade são aprimorados cada vez mais, pela comu nidade no mundo todo.

Fonte: de Matos, Leonardo Kolisnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário