UTILIZE A PESQUISA!

Como Compartilhar uma Impressora no Windows 7

No Windows 7 existe a função Home Group (Grupo Doméstico), ideal para quem tem vários computadores em casa e quer protegê-los de acessos externos.

Home Group

Ao configurar a conexão pela primeira vez e defini-la como rede doméstica, o próprio Windows sugere a criação do grupo. Se você não o criou nessa chance, siga os seguintes passos para montar o seu Home Group e compartilhar arquivos e impressoras em uma rede.

1. Digite “Central de rede” na lacuna de busca do Menu Iniciar;

2. Clique na função “Central de Rede e Compartilhamento”;














3. Selecione “Escolher opções de grupo doméstico e de compartilhamento”;

4. Clique em “Criar um grupo doméstico”;


5. Escolha os tipos de arquivos que deseja compartilhar;

6. Conclua a tarefa e anote o código exibido na tela.


Você só precisa realizar esse processo uma única vez para criar o Grupo Doméstico. Ao repetir a tarefa nos outros computadores, basta inserir o código anotado e você estará conectado ao mesmo grupo. Dessa forma as bibliotecas padrão do Windows 7 estarão compartilhadas entre os usuários da rede doméstica.

Ao abrir o Explorer, o grupo doméstico aparece disponível no canto da tela. Para compartilhar arquivos e permitir que os outros computadores da rede os acessem ou alterem, basta clicar no dado ou pasta com o botão direito do mouse e selecionar a opção para grupo doméstico.

Impressora

Para compartilhar o periférico com o Windows 7, vá ao Painel de Controle e selecione a opção “Exibir impressoras e dispositivos”. Clique com o botão direito do mouse em sua impressora e selecione “Propriedades da impressora”.


Finalmente, acesse a aba “Compartilhamento” e marque a caixa de seleção “Compartilhar esta impressora”. Você pode estipular um nome de compartilhamento para facilitar na hora de encontrar odispositivo.