UTILIZE A PESQUISA!

Livros Recomendados

Colocarei aqui livros que recomendo para quem deseja se aprofundar na área de Redes de Computadores. Se você tiver uma sugestão de livro não ezite em deixar no comentário.

Lista de livros que recomendo: 

* Redes de Computadores - 5ª Ed. - 2011
Autor: Tanenbaum, Andrew S.; J. Wetherall, David
Editora: Pearson Education - Br
Descrição: Este livro aborda as redes desenvolvidas a partir der 1990, explicando com elas funcionam internamente. Andrew Tanenbaum apresenta explicações detalhadas e exemplos baseados na Internet para facilitar a compreensão do leitor.


* Redes de Computadores e a Internet - Uma Abordagem Top-down - 5ª Ed.
Autor: Ross, Keith W.; Kurose, James F.
Editora: Pearson Education - Br
Descrição: Com vasta experiência no ensino de redes e acompanhando o desenvolvimento do setor, os autores decidiram usar neste livro uma inovadora abordagem ´de cima para baixo´, ou seja, da camada de aplicação, em constante desenvolvimento hoje em dia, para a de enlance, dando por todo o livro uma noção da camada física.

* Redes de Computadores (2010)
Autor: Diane Barrett, Todd King
Editora: LTC
Descrição: O livro traz os conceitos básicos do assunto; já no início do livro os autores tratam das comunicações de dados (multiplexação, sinalização e codificação), para depois introduzir o modelo de referência OSI. Em seguida, equipamentos de rede e tecnologias são discutidos.
Com essa base, os protocolos das camadas de enlace e rede são apresentados partindo-se da pilha de protocolos TCP/IP para propor outras pilhas. Questões relacionadas a esquemas de nomeação, roteamento de dados, gerenciamento de serviços de rede e segurança são abordadas em seguida.
Para finalizar, os autores descrevem as várias etapas da instalação de sistemas operacionais de rede (Windows Server), administração e suporte de redes, bem como resolução de problemas em ambientes de redes de computadores. A estrutura do texto permite aos estudantes exercitar e sintetizar os conteúdos tratados em cada capítulo.

* Redes MPLS (2012)
Autor: Rafael Dueire Lins; Roberto José Lopes Mendonça; José Mário
Editora: Brasport
Descrição: Este livro apresenta um estudo sobre a tecnologia MPLS, desde os aspectos fundamentais até suas aplicações. São apresentados o funcionamento e as principais características da tecnologia, assim como os benefícios obtidos com sua utilização, propiciando escalabilidade, flexibilidade e otimização aos backbones dos ISPs (Internet Service Providers) atuais. Os principais serviços utilizados pela tecnologia MPLS, tais como VPNs (Virtual Private Networks), TE (Traffic Engineering), PW (PseudoWire) e QoS (Quality of Service), são aqui explicados.
Também são tratados aspectos relacionados ao protocolo IPv6, são descritas as suas características fundamentais, assim como algumas arquiteturas IPv6 utilizadas para o transporte em um backbone MPLS.
Além disso, o livro abrange conceitos práticos através de laboratórios criados com uso do emulador de domínio público GNS3, permitindo um melhor entendimento dos conceitos apresentados.

* Comunicação de Dados e Redes de Computadores 4 Ed.
Autor: Behrouz A. Forouzan
Editora: McGraw Hil
Descrição: O livro Comunicação de Dados e Redes de Computadores apresenta, por meio de uma abordagem abrangente e acessível à teoria e aplicação de rede, as características de dispositivos utilizados nas redes de comunicação com computadores empregando o modelo de cinco camadas da Internet como estrutura para o texto. Isso não apenas pelo fato de o entendimento completo desse modelo ser essencial para a compreensão da teoria de redes mais recente, como também por ele se basear em uma estrutura de interdependência em que cada camada é construída sobre a camada que está abaixo dela e suporta a camada imediatamente superior.

2 comentários: