UTILIZE A PESQUISA!

Bloqueando site na LAN com Squid

Bloquear sites na rede local tem sido cada vez mais necessário, seja devido ao uso indevido dos colegas de trabalho ou dos filhos em casa. Se você deseja segurança para seus filhos nada melhor que utilizar linux, além de bloquear que elas façam alterações indevidas no sistema, pode-se facilmente bloquer o acesso deles a sites indevidos. Sobre sites para funcionários da empresa, nem preciso falar o motivo para usar linux e para bloquear sites.

Já foi postado um artigo aqui no PR sobre o que é o Squid e como instalá-lo, para acessar clique aqui. Portanto Agora irei apenas descrever como configurar o programa. Então vamos por a mão na massa.

Para bloquear sites é necessário criar uma "lista negra" com palavras-chave.

Uma das funções do squid consiste em bloquear o conteúdo de sites indesejáveis, ou seja, você cria uma "lista negra" com palavras chave.

Para fazer isso crie as regras de bloqueioe, em seguida, ative-as no arquivo de configuração do squid (/etc/squid/squid.conf). Existem quatro situações em que isto pode ser aplicado. Confira:

1º Este primeiro exemplo mostra como bloquear endereços indesejáveis.Para fazer isso, abra um editor de textos de sua preferência e crie um arquivo chamado /etc/squid/regra_de_url.Em seguida, digite uma lista de todos os endereços que estão bloqueados.Por Exemplo:

pornografia.com.br
jogosnotrabalho.com.br
sexo.com.br

2º É possível que o endereço que você quer bloquear seja uma subpasta de um domínio. Como por exemplo, o endereço www.provedor.com.br/batepapo. Neste caso, você quer bloquear somente a URL /batepapo do domínio www.provedor.com.br - e não todas as pastas localizadas neste provedor.
Para fazer isso, crie o arquivo /etc/squid/regra_de_conteudo e adicione o maior número de palavras relacionadas que você conseguir lembrar.Veja o exemplo:

batepapo$
icq/$
sexo/$
fofoca/$
chat/$

3º Alguns endereços muitos longos apresentam conteúdo indevido somente na última palavra da url.Um exemplo típico disso são as páginas do Geocites, que costumam apresentar URL como www.geocities.com/novelas/lineusa/6006/bemvindo/fofocas.htm.
Para bloquear estes sites, crie um arquivo /etc/squid/regra_de_palavra e adicione as palavras que você quer bloquear. Por exemplo:

fofocas
chat
playboy
batepapo

4º Caso necessite liberar determinadas páginas que acabaram sendo bloqueadas pelas regaras anteriores, crie um arquivo com o nome /etc/squid/liberado e acrescente as páginas que estão liberadas. Neste caso, o formato é exatamente o mesmo do arquivo /etc/squid/regras_de_url.

Agora que você já criou as listas para bloquear e liberar os endereços, resta definir a condição de cada um dos arquivos no squid.conf. Veja quais são as linhas que devem ser adicionadas.

acl liberado urlpath_regex "/etc/squid/liberado"
acl regraconteudo urlpath_regex "/etc/squid/regra_de_conteudo"
acl regrapalavra url_regex "/etc/squid/regra_de_palavra"
acl regraurl dstdomain "/etc/squid/regra_de_url"
http_access allow liberado
http_access deny regrapalavra
http_access deny regraconteudo
http_access deny regraurl

Conteúdo extraído e adaptado de: http://www.linuxnarede.com.br/artigos/fullnews.php?id=223

Há vários tipos de configurações que podem ser realizadas no Squid, como por exemplo, bloquear tudo e liberar só o que é desejado, caso queira aprender mais sobre o Squid não deixe de comentar.

Traduzindo o Slackware para o Português do Brasil

Este não é um artigo diretamente ligado a redes de computadores, mas achei importante deixar aqui pois muitos utilizam o Slackware como servidor.
Para traduzir seu slack basta editar o arquivo 'lang.sh' que está na pasta '/etc/profile.d'.

-Abra o arquivo 'lang.sh'.
-Procure pela linha: export LANG=en_US
-Apage-a e escreva o seguinte no seu lugar: export LANG=pt_BR.UTF-8
 -Salve o arquivo.

Pronto, lembrando que seu Slackware não ficará traduzido totalmente, irá traduzir a interface gráfica e a maioroa dos aplicativos.
Eu pessoalmente prefiro não traduzir o modo texto, pois assim tenho um padrão de mensagens e descrições de erros em diversas distros. Principalmente se utilizo o computador apenas como servidor.

Processo de criação da fibra óptica

Dentre os diferentes métodos de fabricação de fibra óptica existentes, os mais conhecidos são MVCD, VAD E OVD. Abaixo temos uma breve explicação sobre cada um deles:

1)MVCD
 Na Química, MCVD (do inglês, Modificated Chemical Vapour Deposition)  inclui as fases de introdução de um córrego que se deslocam de uma mistura de vapor, incluindo pelo menos um precursor de formação de compostos de vidro, juntamente com um oxidante médio em um tubo, gerando ao mesmo tempo uma hidrogénio livre de plasma isotérmico sobre uma superfície exterior do tubo de reagir a produzirem um hialino, mistura e depositar em uma superfície interior do tubo. O método utiliza uma tocha de plasma ou um forno de rádio freqüência (Wikipedia).

2)VAD
 O processo VAD é atualmente considerado o processo mais avançado de deposição de preforma para fibras ópticas, e especialmente para fibras monomodo, que operam no comprimento de onda = 1.35 e 1.55 . Este processo é constituído por 3 etapas: i) deposição do “soot” (preforma porosa), ii) desidratação ou “dehydration” para a redução ou eliminação do OH, iii) consolidação em forno elétrico para o fechamento e colapsamento dos poros formando a preforma transparente. Porém, para esta preforma transparente chegar ao produto final, a fibra óptica, os processos subsequentes são: o enjaquetamento e o puxamento da fibra (Ogata, Daniela Yuri, http://www..fem.unicamp.br/~liqcqits/personnel/suzuki/IM325/daniela.doc).

3)OVD
Na técnica conhecida como deposição externa de vapor OVD (Outside Vapor Deposition) a nuvem química que forma as partículas de video é depositada sobre uma haste e não no interior de um tubo de silica. A experiência demonstrou que se trata de um processo capaz de garantir materiais extremamente puros para a formação da casca e do núcleo da fibra. A matéria-prima básica é um liquido com elevada concentração de silico. A mudança no índice de refração é conseguida acrescentando dopantes formados por oxido metálicos, tais como o dióxido de germânio (GeO2), o tetra cloreto de germânio (GeCl4), o pentoxido de fósforo (P2O5) e o dióxido de titânio (TiO2) O método consiste na formação de uma nuvem de partículas ou fuligem como os reagentes que formam o vidro, obtidos através de uma chama de oxigênio e hidrogênio. As minúsculas partículas assim constituídas vão sendo depositadas uniformemente ao longo do comprimento de uma haste, formando camadas sobre camadas. As velocidades de rotação da haste e de translação em relação ao aplicador devem ser casadas para ter o crescimento uniforme das películas formadas pela deposição das partículas.
Depois, o tubo assim formado é submetido a uma temperatura mais alta para amolecê-lo, de maneira que a tensão superficial o faz entrar em colapso e fechar-se completamente. Obtém-se um bastão sólido que constitui a preforma (Wikipedia).
Abaixo temos um vídeo no qual demostra o processo de criação da fibra óptica:

NetWare

NetWare é um sistema operacional de rede (NOS) que fornece acesso transparente a arquivos remotos e a outros numerósos serviços de rede distribuídos, inclusive compartilhamento de impressora e suporte a várias aplicações como a transferência de correio eletrônico e o acesso a banco de dados. O sistema NetWare especifica as cinco camadas superiores do modelo de referência OSI e, portanto, virtualmente pode ser executado em qualquer protocolo de acesso à mídia.

O NetWare foi desenvolvido pela Novell, Inc. e introduzido no começo dos anos 80. é derivado dos Sistemas de Rede da Xerox (XNS), criado pela Xerox Corporation no final dos anos 70 e está baseado em uma arquitetura cliente-servidor. Os clientes (às vezes chamados estações de trabalho solicitam serviços, como acesso a arquios e impressoras, aos servidores.
A arquitetura Cliente-servidor do sistema NetWare suporta um acesso remoto, transparente aos usuários por meio de chamadas de procedimentos remotos. Uma chamada de procedimento remoto é inicada quando o programa do computador local, executado no cliente, envia uma chamada e rtorna as informações solicitadas ao cliente
Fonte:
Internetworking : manual de tecnologias : uma referência essencial para todos os profissionais de rede / Kevin Downes ... [ett . al] ; tradução [da 2.ed original] Fábio Freaitas. - Rio de Janeiro : Campus, 2000. pg. 341