UTILIZE A PESQUISA!

Interligação DSLAM ATM e ETH

Clique na imagem para ampliar:


A rede de transporte para interligar DSLAM com tecnologia ethernet está exemplificada no desenho acima. Na parte esquerda da imagem, o DSLAM utiliza como meio de transporte de dados uma rede SDH ou via rádio. Um conversor de porta ethernet para links E1 de 2M é utilizado no circuito. Para ilustrar segue modelo de conversor DATACOM:
Na ponta remota, temos outro conversor que é ligado a um switch e posteriormente a rede Internet.
No desenho ao lado direito, o DSLAM é interligado via rede SDH. Neste caso é instalada no SDH uma placa ethernet com varias portas a fim de transportar o trafego de dados.

No terceiro caso o DSLAM esta no mesmo local da rede IP central e se interliga diretamente a esta via cabo LAN.

Programas para Gerenciamento de Rede

O gerenciamento de rede pode ser definido como a coordenação (controle de atividades e monitoração de uso) de recursos materiais (modems, roteadores, etc.) e ou lógicos (protocolos), fisicamente distribuídos na rede, assegurando, na medida do possível, confiabilidade, tempos de resposta aceitáveis e segurança das informações. (Projeto de Redes)

Cada vez mais torna-se necssário monitarar e gerenciar a rede de seu local de trabalho ou até sua casa, para evitar que funcionários façam algo errado ou que alguém consiga acesso aos seus arquivos, utilize sua rede, entre outros.
Separamos alguns programas/ferramentas (para SO Windows 32 e 64 bits) 100% free para lhe ajudar nessa tarefa de gerenciar sua rede:

* ShowMyPC Remote Access 3055 - Esse programa considero muito simples, porém bastante útil. Basicamente ele funciona da seguinte forma: O programa é aberto na máquina servidor na qual se gera uma senha, com isso para acessar essa máquina basta iniciar o ShowMyC de sua máquina e colocar a senha gerada no servidor.
É bastante útil para verificar o que esta sendo feito naquele momento na máquina servidor ou para fazer algum trabalho remotamente.
Este programa não necessita de instalação, basta executá-lo que estará funcionando 100%.
A sua deficência é que não permite transferência de arquivo.

* LanState 5.5 - é um programa que permite "criar mapas" de sua rede e monitorar o status de todos os dispositivos conectados a ela. Pode-se utilizar ele para enviar mensagens, desligar computadores entre várias outras funcionalidades e também exporta para BMP ou XML o tráfego da rede.

*Nessus 4.2.2 - Ótimo programa de verificação de falhas/vulnerabilidades de segurança (portas, vulnerabilidades, exploits). Nós ja possuímos um artigo sobre esse programa, para ler Clique Aqui.

* WireShark 1.6.4- Este programa lhe da controle de sua rede permitindo a visualização de todo o tráfego que entra ou sai dela, possibilitando assim a rápida identificação de spywares, trojans ou acessos não autorizados. Como no caso do Nessus ja possuímos um artigo sobre este programa (Clique Aqui par Ler).

De ideias para artigos

Olá a todos!
Chegamos a mais um fim de ano! E desejo a todos os usuários do Ponto de Redes um feliz e abençoado Natal e ano novo!
Gostaria de colaboração de vocês com ideias para artigos, aquele assunto que você queria que fosse abordado aqui, aquele artigo que você acha que está faltando no Ponto de Redes.
Sua contribuição será fundamental.
Por favor responda esse post e nos ajude com as suas ideias de assuntos e artigos.
Muito obrigado!