UTILIZE A PESQUISA!

Onde está o NET SEND no Windows 7 e no Windows Vista?

O famoso serviço “mensageiro”, do Windows XP, ficou tão famoso, a ponto de diversos usuários leigos utilizarem ele por linha de comando. Quem nunca viu alguém clicar no “Iniciar”, “Executar” e digitar “NET SEND fulano sua máquina será desligada???” :D… O comando NET SEND faz parte do mensageiro do Windows XP, e só funciona se esse serviço estiver ativado. Muitas empresas aboliram o uso do NET SEND justamente por isso. Um usuário pode digitar NET SEND * Olá!. O asterisco, quando liberado, simplesmente envia mensagens instantâneas a todos os usuários que estão conectados ao mesmo servidor. Imagine… cerca de 500 pessoas recebendo a mensagem.
O NET SEND não é usado só para brincadeira. Aliás, usá-lo como brincadeira é apenas uma de suas utilidades. Vários softwares o utilizam como maneira de trocar mensagens, até mesmo com servidores de banco de dados.
A novidade, no Windows Vista e, consequentemente no Windows 7, é: onde está nosso amigo NET SEND? Experimente digitar o comando e terá uma surpresa: o serviço “NET” ainda existe, porém foi retirada a função SEND, certamente por alguns problemas de segurança.
E agora??? Não fique triste: muitos não perceberam, mas o Microsoft implementou um novo substituto ao NET SEND: o MSG. Isso mesmo: MSG. Basta digitar esse comando no prompt de comando e verá que existem várias formas de utilizá-lo, inclusive a mais simples sendo semelhante ao seu avô NET SEND. Veja só o exemplo, digitado no prompt de comando do Windows 7:
Sintaxe: MSG Anderson JesusSalva (onde “Anderson” é o nome do usuário de destino)

OBS
: caso você esteja em uma rede de domínio e o envio da mensagem não ocorrer, talvez se faça necessário alterar a chave de registro “AllowRemoteRPC” para “1″ em cada máquina local, no seguinte caminho do REGEDIT:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server


Nenhum comentário:

Postar um comentário