UTILIZE A PESQUISA!

SPX/IPX

Os protocolos de transporte IPX/SPX (“Internetwork Packet Exchange ”) são uma variante dos protocolos XNS (“Xerox Network Systems”). O protocolo IPX é idêntico ao protocolo Internetwork Datagram Packet da Xerox (IDP) e oferece um serviço de datagrama. O protocolo SPX é idêntico ao Sequenced Packet Protocol (SPP), também da Xerox, e oferece um serviço de fluxo de dados confiável.

A principal diferença entre o IPX e o XNS está no uso de diferentes formatos de encapsulamento Ethernet. A segunda diferença está no uso pelo IPX do “Service Advertisement Protocol”(SAP), protocolo proprietário da Novell.

Um frame IPX pode transportar até 546 bytes de dados, e cada frame SPX pode transportar até 534 bytes de dados.

O endereço IPX completo é composto de 12 bytes:
*ID da rede de destino (4 bytes).
*ID do nó (6 bytes);
*ID do soquete (2 bytes).

O ID da rede é definido em zero se o destino estiver na mesma LAN que o emissor. O ID do nó é o mesmo número de seis bytes usado pelos protocolos IEEE MAC para endereçar as placas adaptadoras de rede. O endereço FFFFFFFFFFFF16 indica um broadcast.

As aplicações comunicam-se usando a interface do soquete IPX ou SPX. A implementação também oferece um serviço de determinação do nome , chamado bindery. Os servidores se registram no bindery e os clientes localizam os nomes dos servidores e seus endereços lá.

O protocolo SPX garante uma transmissão confiável a qualquer nó da rede através da troca de mensagem e da utilização de um cálculo de checksum. Caso ocorra um número razoável de transmissões falhadas, o SPX assume que a conexão foi interrompida e avisa ao operador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário