UTILIZE A PESQUISA!

Baby Web Server (Servidor ASP)

Baby Web Server é um programa de extrema utilidade para os usuários Windows que desejem dispor de um servidor onde possam testar suas páginas realizadas em ASP de maneira local ou até mesmo montar um servidor web caseiro.
Se necessitarmos programar páginas ativas do servidor em ASP (Active Server Pages), necessitaremos instalar um programa em nosso computador que permita processar os programas realizados em ASP e compor a página que se enviará ao usuário.

Neste caso temos o Baby ASP Web Server, um servidor web muito simples, que suporta páginas programadas com ASP. Segue o link para a página do desenvolvedor na qual o programa pode ser baixado: http://www.pablosoftwaresolutions.com/html/baby_web_server.html

O natural para executar páginas web em ASP é utilizar o servidor IIS (Internet Information Server) de Microsoft, a empresa encarregada da tecnologia ASP. Mas o problema é que IIS não pode ser instalado em XP Home e outros sistemas opartivos mais antigos. Para esses sistemas existia um servidor, também muito simples, de Microsoft, que se chamaba Personal Web Server, mas este produto deixou de ser mantido por Microsoft e é de difícil acesso.

Por ser um programa muito simples, há muito pouco o que comentar de Baby ASP Web Server. Pode ser baixado e utilizado de forma gratuita. Uma vez descomprimido o zip de download, é um simples programa executável, que teremos que colocar para funcionar como qualquer outro programa, para ativar o servidor. No momento que o servidor esteja ativo, poderemos acessar às páginas de nosso computador pelo endereço: http://localhost/

As poucas coisas que podem ser configuradas neste servidor são:
•Porta de escuta ou acesso (porta de acesso, 80 é a porta padrão);
•Diretório raiz onde estão as páginas do servidor (é onde o servidor irá buscar os arquivos que serão utilizados);
•Página padrão, que é o nome do documento padrão (o arquivo padrão se não esta especificado nenhum arquivo index dentro do diretório).


Conclusão

Baby ASP Web Server é uma grande ajuda. Uma opção muito interessante e simples para fazer do nosso computador como um servidor web compatível com ASP. Excelente porque em XP Home não se pode, à princípio, instalar o IIS, o servidor web de Microsoft para trabalhar com páginas ASP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário