UTILIZE A PESQUISA!

Protocolo HDLC

O HDLC (High-level data link control) é uma especificação do nível 2 do modelo OSI com grande utilização e que inclui diversas variantes, utiliza a transmissão síncrona de tramas, orientada por bit.

Existem três tipos de nós:

Primários: controlam a ligação e emitem comandos sob a forma de tramas
Secundários: estão sob o controlo do nó primário, emitindo as respostas aos comandos solicitados. Quando existe mais do que um nó secundário, o nó primário mantém uma ligação lógica independente para cada um.
Combinados: controla a ligação, mas também emite respostas.
Se numa linha multiponto ou ponto a ponto existe um nó primário e um ou mais secundários, a ligação é não balanceada. Se numa ligação ponto a ponto existem dois nós combinados a ligação é balanceada.

Numa ligação balanceada qualquer dos nós combinados pode iniciar uma transmissão, este modo de transmissão é designado por ABM (“Asynchronous balanced mode”).

Numa ligação não balanceada o modo normal de funcionamento é NRM (“Normal Response Mode”), os nós secundários só podem transmitir quando solicitados pelo nó primário.

Existe ainda um terceiro modo, raramente usado, que permite que numa ligação não balanceada os nós secundários tomem a iniciativa de transmitir, trata-se do ARM (“Asynchronous response mode”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário