UTILIZE A PESQUISA!

Conceito de DHCP

O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede. Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências atuais. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de 1993. O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (Março de 1997). O último standard para a especificação do DHCP sobre IPv6 (DHCPv6) foi publicado a Julho de 2003 como RFC 3315.
O DHCP foi criado para facilitar a configuração e administração do protocolo TCP/IP em uma rede com um grande número de computadores (imagine ter que configurar uma rede com centenas e até mesmo milhares de estações de trabalho, configurar o TCP/IP em cada estação se tornaria uma tarefa extremamente trabalhosa), com a instalação de um servidor DHCP é possível fazer com que computadores e dispositivos de uma rede obtenham automaticamente configurações TCP/IP.

Resumidamente, o DHCP opera da seguinte forma:

* Um cliente envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com um pedido DHCP
* Os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar numa série de critérios — ver abaixo) com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP, uma máscara de rede e outros dados opcionais, como o gateway, servidores de DNS, etc.

O DHCP usa um modelo cliente-servidor, no qual o servidor DHCP mantém o gerenciamento centralizado dos endereços IP usados na rede.

Principais parâmetros que devem ser configurados para que o protocolo TCP/IP funcione em um computador:

*Número IP;
*Máscara de sub-rede;
*Gateway Padrão;
*Número IP de um ou mais servidores DNS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário