UTILIZE A PESQUISA!

Topologias

A topologia é o mapa de uma rede. A topologia física descreve por onde os cabos passam e onde as estações, nós, roteadores e gateways se localizam. A topologia lógica refere-se aos percursos das mensagens entre os usuários da rede.

Topologia LógicaA topologia lógica é um conjunto de padrões de conectar computadores para criar uma rede. Através dela você irá determinar que tipo de dado deve ser usado, como eles devem ser conectados, que tamanho devem ter, como será o modo de transmissão e qual será o tipo de placa de rede a ser utilizada.
Para cada topologia existe um tipo de protocolo de acesso ao meio adequado. O protocolo de comunicação é composto de dispositivos de hardware e de software que cuidam da comunicação que cuidam da comunicação, isto é, existe um método de tratamento dos dados que transitam pela rede, como por exemplo, determinar como será feito o recebimento destes dados, o empacotamento, o endereçamento e o envio na rede, tudo dentro de um padrão de comunicação que segue o modelo internacional OSI (Open Systems Interconection).
Existem três protrocolos padrão para cabeamento de rede e controle de acesso aos meios físicos que estão mais em uso atualmente : Ethernet, Token Ring e Arcnet.
Ethernet
As placas de rede Ethernet comunicam-se utilizando uma técnica denominada CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Colision Detection).
CS (Carrier Sense) significa que sempre que um computador quiser enviar uma mensagem pelo cabo na rede, ele primeiro vai "ouví-lo" para saber se alguém mais enviou alguma mensagem, ou seja, irá verificar se outra estação está transmitindo no cabo. Se ele não ouvir nenhuma outra mensagem no cabo, o computador pressupõe que esteja livre para enviar a sua, ou seja, a placa de rede do computador só irá transmitir a mensagem quando o cabo estiver livre.
MA (Multiple Access) significa que não existe nada que possa evitar que dois ou mais computadores tentem enviar uma mensagem ao mesmo tempo.
CD (Colision Detection) significa que depois que a placa adaptadora envia uma mensagem na rede, ela verifica atentamente para ver se colidiu com outros dados na rede. As placas adaptadoras podem detectar essas colisões por causa do nível de sinal elétrico mais alto que as transmissões simultâneas produzem. Em seguida, todas as placas param de transmitir e cada uma determina um tempo de espera aleatório para poderem transmitir novamente.
O Ethernet apresenta uma taxa de transmissão de 10 megabits por segundo e uma separação máxima entre as estações de 2,8 quilômetros.
Token Ring
O padrão Token Ring é um método de acesso controlado que utiliza um Token (bastão) para dar a permissão de transmissão. A topologia física utilizada por este tipo de rede é em forma de uma estrela, ou seja, várias estações conectadas em um disco dispositivo chamado HUB. Apesar desta topologia física, o anel (Ring) criado é lógico, ou seja, dentro do HUB, passando por todas as estações em um única sentido.
O Token Ring permite velocidades de 4 ou 16 megabits por segundo.
Arcnet
Arcnet é a topologia de rede mais barata e mais simples de ser instalada. Também é fácil de ser expandida e modificada, sustentando tanto uma topologia física em estrela e em barramento, ou uma combinação das duas. A flexibilidade resultante torna menos difíceis as escolhas de instalação da rede.
A topologia Arcnet baseia-se em permissões de transmissão como a Token Ring, mas o processo de funcionamento é diferente. Ao invés do token percorrer cada estação, uma estação envia a mensagem de permissão para transmissão a todas as outras.

Topologia Física
A topologia física da rede é a maneira como os cabos serão colocados. Existem três topologias físicas fundamentais : barramento, anel e estrela.
BarramentoEm uma topologia do tipo barramento, todas as estações de trabalho estão conectadas a um cabo central ou barramento. A dependência de um único cabo, estabelece um risco em que, se houver uma falha, todas as estações de trabalho no barramento serão desativadas.
EstrelaNa topologia em forma de estrela, cada estação de trabalho está ligada diretamente a um dispositivo central chamado "HUB", que por sua vez está ligado ao servidor de arquivos.
Anel
A topologia em anel é muito parecida com a em barramento, exceto que não existe fim da linha; o último nó da linha está conectado ao primeiro, formando um anel.
Placa de Rede
Cada computador da rede deve ter uma placa de comunicação, onde deverá ser conectado o cabo da rede. As placas de rede são chamadas de NIC (Network Interface Card). Elas irão determinar o método de acesso ao meio (cabos), topologia e o protocolo de comunicação da rede e também a velocidade de transmissão e tamanho dos pacotes de dados.
Uma vez que a placa de rede do servidor de arquivos manipula normalmente, mais pacotes de dados que quaisquer outras placas das estações de trabalho, ela é fator predominante na perfomance da rede.
Tipos de placas :
8 bits (NE1000) ;
16 bits (NE2000) ;
32 bits (NE3200) ;
As placas mais comuns são as Ethernet de 10 Mbps e Token Ring de 4 Mbps ou 16 Mbps. Com velocidade de 100 Mbps existem as mais sofisticadas como a FDDI (Fiber Distributed Data Interface) e Fast Ethernet.

Um comentário: