UTILIZE A PESQUISA!

O que é WINS

O WINS é a abreviatura de Windows Internet Name Services. É um serviço de resolução de nomes.
Todo computador tem dois nomes: um chamado nome de hosts e um nome NetBios. Claro que estes nomes devem ser iguais. Por exemplo, o computador micro01.abc.com.br tem um nome de host micro01 e, por coerência, o nome NetBios também deve ser micro01. Eu digo deve ser, porque em clientes mais antigos, tais como o Windows 95, Windows 98 ou Windows Me, o nome de host e o nome NetBios são configurados em diferentes opções do Windows e podem ser diferentes, embora não seja nada coerente configurar nomes diferentes.
O WINS é um serviço que permite que os clientes façam o registro do nome NetBios, dinamicamente durante a inicialização. O cliente registra o seu nome NetBios e o respectivo endereço IP. Com isso o WINS vai criando uma base de nomes NetBios e os respectivos endereços IP, podendo fornecer o serviço de resolução de nomes NetBios na rede.
O WINS apresenta um espaço de nomes chamado plano (flat), sem domínio e sem nenhuma hierarquia.

Entendendo o que é e como funciona o WINS

O Windows Internet Name Service – WINS é um serviço para resolução de nomes. Mais um, pode perguntar o amigo leitor. Sim, além do DNS o Windows 2000 Server (a exemplo do Windows Server 2003 e do NT Server 4.0) também fornece mais um serviço para resolução de nomes – WINS.

Com o WINS, sempre que um cliente configurado para utilizar um servidor WINS, é inicializado, o cliente, automaticamente, registra o seu nome NetBios e o respectivo endereço IP, na base de dados do servidor configurado como Wins Primário, nas propriedades do TCP/IP do cliente. Os nomes NetBios podem ter até 15 caracteres. Na verdade são 16 caracteres, mas o décimo sexto é reservado para uso do sistema operacional. O Windows 2000 Server registra, para um mesmo computador, o nome NetBios mais de uma vez, apenas mudando o décimo sexto caractere. Este caractere indica um serviço específico no computador. Falarei mais sobre estes nomes logo adiante.

Como saber se ainda devo utilizar o WINS?

Pode parecer que o WINS tem muitas vantagens, então deve realmente ser utilizado. Não é bem assim. Só é justificado o uso do WINS se houver versões antigas do Windows (Windows 3.11, Windows 95, Windows 98 ou Windows Me) ou aplicações que dependam do WINS.

Como funciona o WINS

Os servidores WINS mantém uma base de dados com nomes dos clientes configurados para utilizar o WINS e os respectivos endereços IP. Quando uma estação de trabalho configurada para utilizar o WINS é inicializada, ela registra o seu nome NetBios e o seu endereço IP no banco de dados do servidor WINS. A estação de trabalho utiliza o servidor WINS, cujo endereço IP está configurado como WINS Primário, nas propriedades do protocolo TCP/IP (quer estas configurações tenham sido feitas manualmente ou via DHCP. Para informações detalhadas sobre o DHCP, consulte a Parte 9 deste tutorial). Quando o cliente é desligado, o registro do nome e do endereço IP é liberado no servidor WINS. Com isso a base de dados do WINS é criada e mantida, dinamicamente.

Para que as estações de trabalho da rede possam utilizar o servidor WINS, basta informar o número IP do servidor WINS nas propriedades avançadas do protocolo TCP/IP da estação de trabalho. Uma vez configurado com o número IP do servidor WINS, o cliente, durante a inicialização, registra o seu nome NetBios, automaticamente com o servidor WINS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário